As gomas sempre foram um “doce” muito apreciado por mim. O meu pai costumava comprar-me e eu adorava aquele docinho. Continuei a gostar em adulta e foram presença assídua na “gaveta dos doces”. Até que comecei a perceber que têm uma grande quantidade de açúcar.
O consumo tornou-se mais moderado e, mais tarde, o hábito de as comprar desapareceu mesmo. Mas, hoje em dia, há alternativas mais saudáveis para quase tudo e também o há para as gomas. No Verão passado, como atividade com os miúdos, fiz estas gomas saudáveis e ficamos rendidos. Já podemos comer gomas sem pensar tanto no açúcar.
Este Verão, resolvemos fazer novamente. Até porque eles estão de férias em casa e têm de se entreter. Os meus miúdos adoram escolher as cores da gelatina e depois escolher em que formas vão ficar, mas também adoram ir tirando umas quantas da caixa para comer. Além disso, já têm noção das quantidades de açúcar que consomem e ficam satisfeitos por saberem que estão a comer algo saboroso e com muito pouco açúcar.
As Gomas Saudáveis são muito fáceis de fazer e necessitam de muito poucos ingredientes. Além disso, podemos escolher tanto o sabor como o formato com que ficam, conforme as formas de silicone que tivermos. Também é possível fazer com formas para gelo.
Ingredientes das Gomas Saudáveis
- 200 ml. de água a ferver;
- 10 gr. de gelatina neutra em pó;
- 1 saqueta de gelatina light sabor à escolha.
Preparação das Gomas Saudáveis
- Aquece a água num tacho. Quando estiver a ferver, acrescenta a gelatina neutra e misturar bem.
- Adiciona, logo de seguida, a saqueta de gelatina light e mexer até o pó ficar bem dissolvido.
- Divide por formas de silicone e leva ao frigorífico no mínimo durante 2 horas.
- Depois é só desenformar e comer!
Qual o seu sabor favorito de gelatina? Cá em casa, temos fãs de ananás e fãs de morango.
Experimente estas Gomas Saudáveis com os sabores que mais gosta. Bom apetite!