in

Receita de Morcela Assada com Grelos

Receita de Morcela Assada com Grelos
Bernardino Receitas / Morcela Assada com Grelos

Para os que ainda não tiveram a oportunidade e o prazer de degustar uma morcela ou não conhece este enchido tradicional português, vou ensinar a preparar Morcela Assada com Grelos aqui vai algumas informações e curiosidades sobre este produto.

A morcela é um enchido confecionado a partir da combinação de algumas carnes de porco (aparas de entremeadas, língua e coração), sangue e arroz (este último ingrediente usados em alguns casos), condimentada com alho, louro, cravinho, cominhos e cebola. No Norte de Portugal encontra-se também a morcela de lombo, preparada com o lombo de porco cozido e picado, pão ralado, amêndoas pisadas, açúcar com água, canela e banha, bem como a morcela de sangue, feita como a anterior, porém, o lombo de porco e substituído pelo sangue de porco cozido e ralado.

Este enchido tradicional fumado é uma iguaria muito apreciada e preparada por nossos antepassados, desde a época em que não havia frigoríficos para conservar os alimentos e era necessário aproveitar todas as partes do animal na matança, até o sangue.

O enchido pode ser consumido como petisco, assado ou frito, às rodelas (acompanhado com batatas ou grelos cozidos), cozido, e desta forma serve como complemento do Cozido à portuguesaSopa de pedraFeijoada à portuguesa, entre outras receitas tradicionais na nossa maravilhosa culinária portuguesa.

A morcela é conhecida no Reino Unido como “black pudding”, e no ano de 2016, foi eleita pelo site britânico de alimentação de nome MuscleWorld como superalimento, bem se ver que o enchido não faz só sucesso entre os portugueses.

Ingredientes da Morcela Assada com Grelos

  • 1 Morcela tradicional
  • 1 Molho de grelos
  • 3 Dentes de alho ralados
  • 1 Colher de sopa de vinagre branco
  • 3 Colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Banha de porco

Preparação da Morcela Assada com Grelos

  1. Antes de levar a morcela ao forno, fure-a de ambos os lados.
  2. Unte um prato de barro com a banha de porco e coloque a morcela para ir ao forno.
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C de temperatura por 25 minutos.
  4. Enquanto a morcela está no forno, prepare o molho.
  5. Num recipiente, adicione o alho, o azeite, o vinagre branco, a pimenta moída, e umas areias de sal, misture os ingredientes até ficar espesso o molho. Reserve.
  6. Num tacho ao lume com água quase a ferver, adicione os grelos, umas areias de sal, tape o tacho e deixe cozer por 5 minutos.
  7. Após os 25 minutos, a morcela já estará assada, prepare o prato.
  8. Adicione os grelos e o molho por cima dos grelos e da morcela.

E assim está feito um prato fácil de preparar, com muito sabor. Experimente, de certeza que se vai deliciar muito bem com esta refeição! Partilhe com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Rabanadas de Vinho

Receita de Rabanadas de Vinho

Receita das Coroas de Creme deliciosas

Receita das Coroas de Creme deliciosas