Vamos fazer uma pavlova numa versão mais saudável e igualmente deliciosa.
Mãos à obra para tornar esta maravilhosa sobremesa em algo mais saudável mas igualmente delicioso.
Esta pavlova de chocolate não fica com aquela crosta por fora, mas garanto que o seu interior fica fofo e espumoso como seria de esperar, e o sabor delicioso.
O facto de reduzir a quantidade de açúcar drasticamente e a utilização de açúcar de cocô, em vez do açúcar refinado (branco), muda muito as coisas, pois os merengues resistentes conseguem-se pela utilização de muito açúcar branco.
Em relação ao creme, é claro que podem usar as natas batidas em chantilly, mas gosto muito desta mistura cremosa de iogurte e queijo.
Ingredientes de Pavlova de Chocolate
Para a pavlova
- 6 claras
- 100g de açúcar de cocô
- 15g fécula de batata
- 15g cacau em pó
- 1colher de café de vinagre
- 1 pitada de sal
Para o creme
- 90g queijo creme tipo Filadélfia
- 120g de iogurte grego natural
- 1 colher de sopa de mel
Guarnição
- 1 caixa de framboesas
- Um pouco de Chocolate preto para raspar
Preparação de Pavlova de Chocolate
- Começar a bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando começarem a espessar, abrandar a máquina e juntar o açúcar de cocô aos poucos, até esgotar todo o açúcar.
- Aumentar a velocidade e deixar bater bastante tempo, até o merengue estar bem firme e sem vestígios de açúcar. Leva cerca de 8 a 10 minutos. Podem colocar um pouco de merengue entre a ponta dos dedos e esfregar para ver se tem ainda açúcar por dissolver.
- Voltar a reduzir a velocidade da máquina e adicionar o cacau aos pouco e a fécula de batata. Aumentar a velocidade e deixar bater para uniformizar a mistura.
- Juntar o vinagre e mexer delicadamente com uma espátula para não quebrar o merengue.
- Colocar o merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, com ajuda de uma colher, e fazendo um disco alto e com cerca de 20 cm de diâmetro.
- Levar ao forno pré aquecido a 160° por 1h 15 minutos.
- Durante o tempo em que está no forno não se pode abrir o forno.
- Depois de passado o tempo de cozedura, a pavlova deve permanecer no forno com a porta ligeiramente entreaberta, e só deve sair do forno depois de fria.
- Durante a cozedura vai aumentar o volume e depois vai perder parte dele, mas ainda assim fica alta, não tão volumosa como a dita normal.
- Preparar o creme juntando todos os ingredientes e mexer. Colocar sobre a pavlova e decorar com framboesas e lascas de chocolate.
Faça esta versão mais saudável e igualmente deliciosa de Pavlova. Não vai desiludir. Bom apetite!