Olá a todos! Feliz Páscoa! Hoje vimos deixar-vos uma receita de Regueifa Doce na versão para MFP e versão manual para quem não tem máquina. Depois de muitas receitas testadas cheguei, finalmente, aquela que me agrada.
É uma regueifa docinha, macia e que mesmo vários dias depois se come muito bem. Esta receita tem apenas um segredo para que corram sempre bem. Trata-se apenas de serem rigorosos nas pesagens e medições dos ingredientes, fora isso não tem segredo nenhum. Esperamos que gostem!
Ingredientes da Regueifa Doce
- 140 ml de leite gordo morno
- 12,5g fermento padeiro fresco (dissolvido no leite) ou 5g fermento seco
- 80g manteiga derretida
- 3 ovos batidos
- 150g de açúcar
- 1/2 colher de café de sal
- 1 colher de chá de canela
- Gotas de aroma de baunilha q.b
- Raspa de meio limão
- 570g farinha T65 sem fermento ou T55 sem fermento
Preparação da Regueifa Doce
- Coloca-se tudo na MFP pela ordem indicada acima, no programa de amassar (dough) que dura 1h30m ou amassam-se todos os ingredientes com as varas de arame até ficar com uma massa lisa e coloca-se a crescer dentro do forno coberto com um pano ou película aderente por cerca de 1h30.
- Assim que estiver pronto enfarinha-se a bancada e fazem-se dois rolos com a massa, que se entrelaçam e se unem formando uma coroa.
- Coloca-se num tabuleiro de forno sobre papel vegetal e reserva-se a massa dentro do forno desligado, coberta, durante 1h.
- Liga-se o forno nos 180º cerca de 25 minutos para que coza ou até ficar douradinha.
- Depois de cozida retira-se do forno e pincela-se com geleia de marmelo para dar brilho ou leite quente com açúcar.
Pode consumir ao pequeno-almoço, como sobremesa, ao lanche, podendo ser barrado com manteiga, queijo, doce e acompanhado com um chá, leite ou café! Não se esqueça de fazer esta receita para festejar a Páscoa com que mais gosta. Bom apetite!