in

Receita do Brigadeiro com Castanha do Pará

Receita do Brigadeiro com Castanha do Pará
Bernardino Receitas / Brigadeiro com Castanha do Pará

O brigadeiro é um doce que pertence a culinária brasileira, uns dizem que sua origem é carioca, outros que é paulista e a terceira versão diz que é gaúcha. A receita original leva cacau, leite condensado e manteiga, ao longo dos tempos mais ingredientes foram adicionados a receita e hoje existem brigadeiros dos mais variados sabores, como: brigadeiro de doce de leite, paçoca, café, avelã, coco, queijo, caipirinha etc, que são chamados de brigadeiros Gourmet.

Mas sabe em que circunstância foi criada a receita de brigadeiros? No ano de 1945 o Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições para presidência da República, a Capital do País era, então, a cidade do Rio de Janeiro, e um dos candidatos a eleição presidencial chamava-se brigadeiro Eduardo Gomes. Algumas senhoras da sociedade carioca criaram comitês de apoio a este candidato à presidência da República e promoviam chás da tarde em suas reuniões, os quais eram regados de guloseimas e doces variados. Numa destas reuniões a autora do doce apareceu com uma novidade, um doce preparado com leite condensado e chocolate, que para homenagear o seu candidato, o chamou de brigadeiro, nome pelo qual o doce ficou conhecido por todos, desde então.

O brigadeiro virou paixão nacional dos brasileiros e é servido quase sempre em festas e comemorações, hoje existem inúmeros sabores deste doce, na verdade, ele combina com diversas ocasiões e agrada todos os gostos, porque o limite para esta receita é a imaginação.

Na receita de Brigadeiro com Castanha do Pará, unimos os ingredientes tradicionais do brigadeiro com a Castanha do Pará, que não é novidade para ninguém que ela me conquistou já há algum tempo, tanto é verdade, que possuo duas receitas de sobremesas que são: Tarte com recheio de castanha do Pará Brasil e a Tarte de Castanha-do-Pará à Bernardino, as quais utilizo a Castanha do Pará Brasil como ingrediente principal.

Ingredientes do Brigadeiro com Castanha do Pará

  • 5 Colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 Colheres de sopa de manteiga
  • 1 Lata de leite condensado
  • 70g Castanha do Pará para o recheio
  • 200g Castanha do Pará para cobertura
  • Formas

Preparação do Brigadeiro com Castanha do Pará

  1. Num tacho adicione o cacau em pó, o leite condensado e a castanha, previamente triturada, envolva muito bem todos os ingrediente antes de levar ao lume.
  2. Ligue o lume, adicione por fim a manteiga, e mexa sem parar.
  3. Assim que o brigadeiro estiver a saltar do fundo do tacho desligue o lume.
  4. Adicione o brigadeiro num prato ou recipiente para arrefecer por 40 minutos.
  5. Quando a massa do brigadeiro estiver fria, pegue uma pequena porção da massa e enrole na palma das mão no formato de uma esfera.
  6. Em seguida passe pela castanha triturada ou por outra cobertura se assim desejar, e coloque nas respectivas formas.
  7. Repita o processo até terminar a massa.
  8. Espero que goste e bom apetite.

Espero que tente fazer esta minha receita de um doce tão conhecido no Brasil! Agora vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta receita de Brigadeiro com Castanha do Pará super deliciosa para celebrar a vida! Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Pudim de Castanhas

Receita do Pudim de Castanhas

Receita dos Pães Recheados com Atum, Azeitonas e Harissa mais conhecidos da Líbia

Receita dos Pães Recheados com Atum, Azeitonas e Harissa mais conhecidos da Líbia