O mil-folhas é o nome que em Portugal serve para denominar dois tipos de doce: inspirado no francês mille-feuille e no Napoleão, de origem russa, criado em 1912 com clara influência da pastelaria francesa. De grandes ou pequenas dimensões, é feito com massa folhada e recheado com um creme, o meu é com frutos tropicais, mas fica igualmente saboroso. Experimentem vão ver que vão adorar!
Delicie-se!
Ingredientes do Mil-Folhas de Frutos Tropicais
Para duas unidades:
- 1 placa de massa folhada retangular;
- 200 ml de natas frescas;
- 1 Kiwi;
- 1 manga;
- Framboesas;
- Mirtilos;
- 4 c. de sopa de açúcar em pó.
Preparação do Mil-Folhas de Frutos Tropicais
- Comece por bater as natas em chantilly que devem estar bem frias para que consiga obter um ótimo chantilly. Adicione o açúcar deitando colher a colher batendo sempre com a ajuda de uma batedeira. Reserve no frigorífico enquanto prepara os restantes ingredientes, para depois montar os mil-folhas.
- Corte a manga em fatias finas e o Kiwi às rodelas e reserve. As framboesas e os mirtilos não necessitam de cortar eles ficam inteiros.
- Quanto à massa folhada corte de modo a obter 6 retângulos iguais, para que possa fazer as camadas.
- Num saco de pasteleiro com bico em estrela, deite o chantilly.
- Num prato de servir coloque um retângulo de massa e comece por colocar o chantilly, depois um pouco de fruta e assim vai fazendo em camadas, de modo a que a última seja de chantilly, decore com a fruta e algumas folhas de hortelã.
- Sirva bem fresco.
Identifique aquele/a amigo/a que gosta de uma boa sobremesa! Faça like e diga-me o que acha. Guarde a receita e faça esta maravilha… vai ver que vai adorar!