Sonhos são doces típicos portugueses que se consomem em qualquer época do ano, porém, existem datas comemorativas em que seu consumo se intensifica porque virou tradição e não tem como não prepará-los, como por exemplo, na altura da quadra natalícia, ano novo, dia de Reis, Páscoa, dias de todos os Santos, e outras datas.
Como é um doce tradicional da nossa culinária, há inúmeras receitas de sonhos com os sabores mais variados possíveis, esta que vos apresento, tem sabor a laranja, mas existem sonhos de cenoura, abóbora, leite, leite condensado, iogurte, limão etc.
Dizem que os sonhos tal qual conhecemos e preparamos com mais intensidade em épocas festivas têm origem Turca e também são populares na Grécia, Chipre, Bulgária, Macedónia, Sérvia, Albânia, Irão e Egito. Reza a lenda que o doce em formato de bola representa o sol nascente, a luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, o nascimento, a imortalidade, a força, a perfeição, dentre outros tantos significados que lhes são atribuídos.
Este frito conhecido e típico da culinária portuguesa são completamente diferentes dos sonhos que fazem parte da confeitaria brasileira, pois o que eles chamam de sonhos no Brasil nós em Portugal chamamos de bola de berlim, doce este que leva recheio, já os nossos sonhos não possuem e nem levam recheios.
No inverno o doce cai muito bem no lanche acompanhado de uma chávena de chá, ou após uma refeição balanceada, como por exemplo, uma sopa para aquecer o corpo nesta altura que faz muito frio.
Ingredientes dos Sonhos de Laranja
- Raspas de 2 laranjas ±30g
- Sumo de 2 laranjas
- 5 Ovos
- 80g Margarina (ou manteiga)
- 400g Farinha de trigo
- 1 Litro d’água
- 1 Colher de chá de fermento ou pó royal
- 1 Colher de chá de sal grosso
- 150g Açúcar
- 3 Colher de chá de canela
- Óleo para fritar
Preparação dos Sonhos de Laranja
- Num tacho adicione a água, o sal e a margarina, leve ao lume até ferver.
- Quando levantar fervura, adicione o sumo da laranja e aguarde novamente a ferver.
- Assim que ferver os ingredientes, adicione toda a farinha, mexa sem parar até a massa cozer.
- Após a massa cozer, retire-a do lume e continue a mexe.
- Mude a massa para o recipiente da batedeira, e aguarde 30 minutos para que arrefeça o suficiente para adicionar os ovos de modo que não coza na massa.
- Passado o tempo necessário, verifique com as mãos se a temperatura da massa está no ponto para adicionar os ovos.
- Neste momento adicione as raspas das laranjas e os ovos, ligue a batedeira para envolver os ingredientes.
- Quando os ingredientes estiverem bem envolvidos, desligue a batedeira e junte o fermento, envolva o fermento na massa com uma colher ou espátula de silicone e deixe a massa arrefecer por completo.
- Coloque um tacho ao lume com bastante óleo e deixe aquecer.
- Assim que o óleo estiver quente prepare os sonhos com ajuda de duas colheres de sopa.
- Frite os sonhos até ficarem louros, lembrando que não precisa virar, pois os fritos viram-se sozinhos.
- Conforme os doces vão ficando fritos, retire-os do óleo e leve em seguida ao papel toalha para retirar o excesso de óleo.
- Misture a canela com o açúcar e de seguida passe os fritos por esta mistura.
- Após esse processo os sonhos estão prontos para serem consumidos, espero que gostem e bom apetite.
Ficou com água na boca? Corra para a cozinha, siga os passos da receita e coloque em prática os seus Sonhos de Laranja. Vai ver que são deliciosos e muito difíceis de resistir. Aproveite e partilhe esta receita com os seus amigos ou familiares. Bom apetite!