O tomate é o rei da tomatada mas vai bem acompanhado pelo resto da horta, que enriquece este molho e o torna muito versátil para juntar aos mais diversos cozinhados na slow cooker e não só. Neste Molho de Tomate, para além do tomate, juntei alho-francês, cebola, alho, pimentos e ervas aromáticas.
Aproveito a época da abundância do tomate para armazenar para o resto do ano, qual formiguinha a encher a despensa. Também se pode juntar legumes mais doces, como cenoura, batata-doce ou até maçã, uma vez que o açúcar naturalmente presente reduz a acidez do tomate.
Conhecem o projeto de combate ao desperdício alimentar “Fruta feia”? É um projeto que tem como objetivo escoar frutas e hortaliças pequenas, grandes ou disformes que os produtores não conseguem vender pela aparência dos produtos.
O projeto visa também a consciencialização da população para a problemática do desperdício alimentar e para o facto de que alimentos feios não são lixo, também a possibilidade de consumir produtos da época e da região a um preço mais baixo. Para saberem mais sobre este projeto consultem a página da cooperativa aqui.
Esta tomatada lembrou-me deste projeto, pois é a receita ideal para usar aqueles produtos que temos em excesso ou são mais disformes e já não vamos consumir de outra forma.
Ingredientes do Molho de Tomate
- 2 kg de tomate;
- 2 alhos-franceses;
- 2 cebolas grandes;
- 2 pimentos;
- 1 cabeça de alho;
- 1 malagueta (opcional);
- Orégãos secos qb;
- Manjericão fresco qb;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1 pitada de sal.
Preparação do Molho de Tomate
Siga o passo-a-passo no meu vídeo a partir do meu vídeo:
Como vê é bastante fácil confecionar esta receita.
Tenha sempre estes ingredientes na sua dispensa para quando tiver alguns tomates e quiser fazer Molho de Tomate. Bom apetite!