A trança doce é uma iguaria irresistível que não pode faltar na mesa durante a Páscoa.
Esta delícia, além de ser visualmente impressionante, é também uma opção versátil que pode ser apreciada como sobremesa ou lanche, acompanhada de uma chávena de chá ou café.
Ingredientes de Trança doce
Massa
- 500 g de farinha
- 10 g de fermento de padeiro seco (ou 30g fresco)
- 250 ml de leite morno
- 60 g de manteiga derretida, mas morna
- 60 g de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal
Cobertura
- 1 gema de ovo
- 1 colher sopa de água
- 50 g de amêndoas cortadas em pedaços finos
- 20 g de açúcar
- umas quantas gotas de água
Preparação de Trança Doce
- Para a massa: misture o fermento, uma colher de chá de açúcar no leite e deixe repousar 10 minutos.
- Numa taça deite a farinha, abra um buraco no centro e deite o leite, a manteiga, os ovos, o açúcar e misture tudo. Junte o sal e amasse bem até a massa se desprender das mãos e da taça.
- Cubra a taça, coloque-a num lugar morno* e deixe a massa levedar para o dobro (cerca de 1h/1:30h). Depois de levedada, divida a massa em 4 partes iguais, estique em 4 tiras e forme uma trança.*Levedo as massas dentro do micro-ondas, desligado, onde previamente aqueço uma taça com água, para o deixar morno.
- Para a cobertura: misture as amêndoas com o açúcar e com a quantidade de água necessária (apenas) para a aderência do açúcar às amêndoas. Depois de entrançada, deixe a trança a descansar durante cerca de 10 minutos. Pincele com o ovo batido e cubra com a mistura de amêndoa e açúcar.
- Leve-a ao forno previamente aquecido a 200° C, durante 30 a 35 minutos.
A trança doce é uma escolha perfeita para a Páscoa. Com a sua combinação irresistível de sabores e a sua beleza impressionante, esta iguaria é uma verdadeira celebração da doçura e da tradição nesta época festiva.