O Outono vai ser celebrado em Ferreira do Zêzere no dia 5 de Novembro. A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere organizou a ‘Feira de Outono‘, cujo objetivo é divulgar os produtos locais.
No evento, que decorre no Mercado Municipal, vai proceder-se ao concurso de Maior Abóbora, e ainda dar a provar frutos secos, compotas e bolos de outono.
Haverá ainda a atuação do Rancho Etnográfico dos Foros de Salvaterra, e ainda mostra de artesanato.

5 Alimentos essenciais para um Outono saudável
O outono é uma estação que traz consigo uma mudança nas cores da natureza, no clima e também na alimentação. Há alguns alimentos que deve privilegiar durante esta estação para bem da sua saúde, com destaque para a noz, castanha, abóbora, dióspiro e romã.
É a época em que a colheita de certos alimentos atinge o seu auge, proporcionando uma variedade de sabores e nutrientes únicos.
Noz, um fruto seco mas rico para a saúde
As nozes são um dos frutos secos mais nutritivos. Para além de serem uma fonte de proteína, têm gordura monoinsaturada e polinsaturada, onde se destaca o ómega 3 e ómega 6. Estas são as gorduras que o nosso organismo não consegue sintetizar e que por isso têm de ser ingeridas diariamente.
Pode adicioná-las às saladas, iogurtes ou apenas comê-las como um lanche rápido e saudável.
Castanha, um clássico do outono
As castanhas são um símbolo clássico do outono. São uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibrasm vitamina B e fósforo, que ajuda a manter saudável o sistema nervoso e diminuir o stress.
Assadas, cozidas ou transformadas em puré, as castanhas são um acompanhamento delicioso para pratos de outono.
Abóbora, versátil e com poucas calorias
A abóbora é um dos ingredientes mais versáteis do outono. É rica em vitamina A, que é essencial para a saúde ocular, e contém também vitamina C, aliado do sistema imunitário.
Pode usá-la para fazer sopas, purés, assados, ou até mesmo para receitas de sobremesas, como a famosa tarte de abóbora.
Dióspiro, doce e suculento
O dióspiro é uma fruta doce e suculenta que atinge o seu pico de maturação no outono. A sua composição é essencialmente água, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Além disso, contém antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo. É rico em cálcio, ferro e fósforo e tem um papel importante ao nível da visão e da pele.
Pode saborear o dióspiro fresco ou usá-lo em saladas de frutas, iogurtes ou até mesmo assá-lo para uma sobremesa reconfortante.
Romã, aliada na saúde
A romã pode ajudar a manter os níveis de colesterol e ajuda a melhorar a saúde cardiovascular de várias maneiras. Os seus antioxidantes ajudam a proteger as artérias e a reduzir a pressão arterial, tornando-a um aliado natural na prevenção de doenças cardíacas. A romã é uma excelente fonte de vitamina C, pelo que comer regularmente pode ajudar a proteger o corpo contra constipações e outras infeções.
A romã pode ser incorporada em diversas receitas. Pode juntar em saladas, ou em pratos estufados, molhos, cuscuz, ou simplesmente consumida fresca como um lanche saudável. O sumo de romã é outra opção popular e nutritiva.
Aproveite a estação do outono para desfrutar destes alimentos deliciosos e nutritivos, que contribuem para uma alimentação equilibrada, mas também que mantém um papel importante para a sua saúde.