Lisboa tem as suas festas tradicionais no mês de junho, com os Santos Populares. O ponto alto das festas ocorre na noite de 12 para 13 de junho, na véspera do dia de Santo António, o santo mais venerado na cidade. Os bairros históricos desfilam pela Avenida da Liberdade, num dia com muita cor e sentimento bairrista.
Típicos de Lisboa são os arraiais populares, com muita música, bandas e sardinhas na brasa. Numa ida aos Santos, estas são as 5 iguarias que vais ter de provar.
Para além dos petiscos que se encontram nos bairros por esta altura, Lisboa é local de tradição gastronómica e existem alguns pratos e iguarias típicas da capital.
Com as suas colinas pitorescas, arquitetura com história e vistas deslumbrantes do Rio Tejo, Lisboa é uma cidade cheia de encantos por descobrir. Aproveite para passear pelas ruas estreitas do bairro histórico de Alfama, com suas casas coloridas, varandas floridas. Explore os muitos miradouros, como o Miradouro da Senhora do Monte e o Miradouro da Graça, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes, onde se pode contemplar a cidade em todo o seu esplendor.
Além da sua beleza arquitectónica, Lisboa é um paraíso gastronómico para os amantes da comida. A cidade oferece uma variedade de pratos tradicionais e sabores únicos. Desde os famosos pastéis de Belém, até ao bacalhau à Brás ou os pastéis ou pataniscas de bacalhau.Pastéis de Belém
Os pastéis de Belém já levam fama além fronteiras. Paragem obrigatória na casa Pastéis de Belém que mantém a antiga e secreta receita que se fazia no Mosteiro dos Jerónimos.
Os pastéis de Belém são um dos maiores destaques de Lisboa no que diz respeito à doçaria local.
Pataniscas de Bacalhau
O bacalhau está presente em muitas receitas portuguesas. Em Lisboa, ficaram famosas as pataniscas de bacalhau, que são servidas com arroz de feijão. O bacalhau é desfiado com cebola e salsa e envolvido em ovos com farinha para ser frito em óleo bem quente.
Amêijoas à Bulhão Pato
As amêijoas à Bulhão Pato são dos petiscos frescos mais apreciados em Portugal. Na região de Lisboa, por estar perto da costa, são muitos os restaurantes que apresentam esta iguaria.
As amêijoas são servidas com coentros, alhos, azeite e limão e vão bem com um vinho verde fresco ou com uma cerveja gelada.
Iscas à portuguesa
Nem todos são apreciadores deste prato, mas é tradicional de Lisboa. As iscas são finas tiras de fígado que são servidas com o molho e cebola a envolver as deliciosos batatas cozidas.
Bacalhau à Brás
Mais uma vez com a presença do Bacalhau. Esta receita está presente na maioria dos restaurantes e é um dos pratos mais apreciados. O bacalhau é desfiado e refogado com batata aos palitos, cebola e ovo mexido. O prato é finalizado com azeitonas pretas e a salsa picada.
Estes são apenas alguns exemplos dos pratos típicos que pode encontrar em Lisboa. A cidade oferece uma rica variedade de sabores e experiências gastronómicas.