O mês de Junho é mês de festas e santos populares. Vila do Conde vai receber as maiores festas do concelho, o São João, de 2 a 24 de junho.
A Câmara Municipal e a Comissão de Festas prepararam um programa com um cartaz com grandes concertos na Zona Ribeirinha, na Praça Vasco da Gama e no Parque da Cidade João Paulo II. Dulce Pontes (dia 2), Carolina Deslandes (dia 3), Banda Sinfónica Portuguesa (dia 8), Tony Carreira (dia 9), D.A.M.A. (dia 16), Matias Damásio (dia 17) e Ana Malhoa (noite de S. João) vão atuar nos dias do evento.
O ponto alto destas festas será na Grande Noite de São João, com as marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça, seguidas das atuações de ambos os ranchos, culminando numa grande sessão de fogo de artifício.
O dia 24 de junho, Dia de São João, é marcado pela Eucaristia Solene, seguida da Procissão em honra do Padroeiro e à noite pela tradicional ida à praia e sessão de fogo preso.
Bons motivos para visitar Vila do Conde
Vila do Conde é uma cidade portuguesa situada no litoral norte, na região do Grande Porto, conhecida pelos 18 km de praias, pelas mais prestigiadas feiras de artesanato, com destaque para as Rendas de Bilros, uma tradição secular.
A nível arquitetónico, Vila do Conde oferece um vasto leque de monumentos a visitar. Pode começar pelo Mosteiro de Santa Clara, ou a Capela de Nossa Senhora do Socorro. Visite ainda a Igreja Matriz e o Forte de São João Baptista.
Bons pratos típicos para saborear em Vila do Conde
Em Vila do Conde, a gastronomia reflete a proximidade ao mar e a rica região agrícola. O peixe fresco ganha destaque, tal como a doçaria conventual, fruto da sabedoria das freiras.
A petinga “à moda das Caxinas” é um prato muito apreciado, tal como o arroz de polvo.
As sardinhas assadas na brasa, por altura das festas a São João, são os pratos mais consumidos.
Os doces conventuais são uma tradição secular em Vila do Conde. Entre diversas especialidades, destacam-se os Beijos de Freira, os Melindres de Vila do Conde, os Pastéis de Santa Clara, os Rebuçados de Ovos, as Rosquinhas, as Sapatetas, a Sopa Dourada das Freiras de Santa Clara e os Vilacondenses.
Essas são apenas algumas curiosidades gastronómicas sobre Vila do Conde. A cidade tem uma rica história, belas paisagens e uma cultura tradicional que a torna um local encantador para visitar.