A tradição, já com alguns anos de história, está prestes a repetir-se na próxima semana, deixando os minhotos e não só, ansiosos mais uma vez por desfrutarem deste momento especial, em que é confecionado o maior bolo de mel.
Tudo começou em 2016, quando a autarquia de Ponte da Barca decidiu unir várias pastelarias locais para preparar um bolo gigante, a ser oferecido a todos os habitantes da cidade. O que inicialmente foi um desafio lançado “por brincadeira”, rapidamente se transformou num dos principais atrativos da região.
O bolo, feito com mel à moda de Terras da Nóbrega, uma especialidade local, será montado e servido no dia 14 de abril, pelas 14h30, no Choupal, junto à zona ribeirinha de Ponte da Barca.
Nesta oitava edição do evento, o objetivo da autarquia permanece o mesmo: valorizar os ingredientes mais tradicionais do concelho, como o mel e as nozes, e dinamizar o comércio local, destacando o talento e a qualidade das pastelarias da região.
A receita do bolo requer cem quilos de farinha, 30 litros de mel, 50 quilos de açúcar, mais de 200 ovos e 20 quilos de nozes. Todo esse preparo demora mais de seis horas de trabalho e é realizado por duas pastelarias locais, a Liz e a Doce Lima.
Na última edição, em 2023, o bolo alcançou a marca de 210 metros de comprimento, e agora o objetivo é, sem dúvida, superar esse recorde.
Após se deliciarem com o bolo, os participantes poderão desfrutar de música tradicional e muita diversão. “O som das concertinas encherá o ar, enquanto o dueto Ofir presenteia o público com um espetáculo animado”, adiantou a Câmara Municipal de Ponte da Barca.