Pataniscas de Bacalhau ou iscas, com tantos nomes, mas tudo é igual e tão bom. Na casa dos meus pais chamavam-se iscas de bacalhau e eram feitas de forma idêntica a esta receita que partilho consigo, mas a dada altura comecei a ouvir chamarem-lhe pataniscas e a perceber que em algumas zonas, como na Ribeira/ Cais de Gaia, as iscas de bacalhau eram uma posta (geralmente fina) envolta em polme (farinha, água, ovos…). Portanto, a haver diferença, esta será entre o bacalhau lascado e/ou o bacalhau inteiro. Será assim?
Dicotomia à parte, atualmente as pataniscas já não se fazem só de bacalhau e há-as para todos os gostos e tipos de regime alimentar, incluindo vegetariano. Voltando às de bacalhau, há algumas variações nos ingredientes e/ou forma de preparação.
Vi várias receitas, mais recentes, onde as preparam com leite e água, só leite, água gaseificada, cerveja, só ovos, água de cozer o bacalhau, as claras batidas, bacalhau cozido, escaldado. E por último, mas não menos importante: com ou sem cebola! Há quem defenda acerrimamente que a deve levar e quem diga o contrário. Eu digo que são gostos pessoais e que o cozinha é isto mesmo: experiências e mais experiências. Já comi com e sem, provavelmente como a maioria de vós. Gosto de cebola e não me incomoda nada que a tenha, mas talvez pela minha memória gustativa mais antiga não a incluir, opto por fazer sem este ingrediente.
Ingredientes das Pataniscas de Bacalhau
- 200g de bacalhau demolhado e lascado;
- 200g de farinha (usei T65);
- 2 ovos;
- 150ml de água*;
- 1 ramo de salsa;
- Sal e pimenta q.b.
* valor de referência, mas pode usar mais ou menos dependendo da consistência que gostar.
Preparação das Pataniscas de Bacalhau
- Colocar a farinha e sal numa taça. Misturar, abrir um buraco no centro, verter os ovos e metade da água. Mexer bem até não ter grumos e ajustar a água até ter a consistência pretendida.
- Juntar o bacalhau, a salsa picada e envolver bem. Temperar com pimenta e, se necessário, de sal.
- Levar a fritar em óleo ou azeite quente. Deixar escorrer o excesso de gordura em papel absorvente.
E agora já tem uma opção para o próximo almoço/jantar ou petisco, umas Pataniscas de Bacalhau sabem sempre muito bem então acompanhadas com um arroz de feijão ou de tomate melhor ainda.
Se gostar da receita envie a quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber. Bom apetite!