O Bacalhau à Brás também referido, algumas vezes, bacalhau à Braz – é um prato popular português. Ao bacalhau desfiado, junta-se a batata frita cortada finamente. E, depois, só falta adicionar cebola cortada às rodelas finas e os ovos batidos. Também é comum acompanhar com salsa picada e azeitonas.
A origem deste petisco nacional surgiu na taberna do Sr. Brás, localizada em pleno Bairro Alto, na capital portuguesa. A fama do bacalhau à Brás conquista muitos apreciadores do prato e leva mesmo a que a receita ultrapasse a fronteira nacional. Em Espanha, esta iguaria portuguesa aparece em algumas ementas como Revuelto de bacalao a la portuguesa ou como Bacalau Dorado. Macau, fruto da influência portuguesa, também adotou este prato.
Ingredientes do Bacalhau à Brás
- 200g de bacalhau;
- 200g de batata;
- 1 cebola média;
- 2 dentes de alho;
- 2 ovos inteiros;
- 2 gemas;
- Azeite q.b.;
- Sal e pimenta q.b.;
- Salsa q.b.;
- Azeitonas q.b.
Preparação do Bacalhau à Brás
- Cortar a batata em juliana muito fininha. Lavar muito bem, para retirar o amido. Antes de a fritar secar até retirar toda a água.
- Levar ao lume, muito brando, um tacho com azeite, 1 dente de alho esmagado, uma folha de louro e o bacalhau. Quando o azeite aquecer (sem ferver), desligar e deixar cozinhar durante 10 minutos.
- Retirar um pouco do azeite de confitar o bacalhau e refogar nele a cebola e o alho laminado, durante 10 minutos.
- Lascar o bacalhau e picar a salsa grosseiramente.
- Numa taça deitar os ovos, as gemas e bater com um garfo para misturar.
- Juntar o bacalhau ao refogado da cebola e aquecer ligeiramente. Juntar a batata, colocar os ovos batidos e envolver tudo, em lume baixo.
- Adicionar a salsa picada e envolver. Juntar as azeitonas ou servir à parte, conforme o gosto pessoal (prefiro as azeitonas frias).
As quantidades indicadas deram para 2 pessoas. Ajuste as quantidades de acordo com o número de pessoas que o vão comer.
Espero que goste. Bom apetite!