Estamos próximo da Páscoa e nesta altura há alguns doces que gosto muito de fazer para oferecer e um deles é esta compota de Doce de Chila ou Gila como também é conhecida! Com este doce, o que sobrar é para comer à colher mas o meu será para rechear umas chamuças de doce de ovos com amêndoa e doce de chila.
Antes de ter a minha TM6 fazia este doce no tacho em modo tradicional, uma verdadeira trabalheira mas que compensava com o sabor maravilhoso e com as múltiplas utilizações que lhe dava: iogurtes, bolos e recheios. Agora com a Bimby TM6, tudo se simplifica e o sabor mantém-se inalterado!
Ingredientes do Doce de Chila
- 1 abóbora chila;
- Açúcar;
- Pau de canela.
Nota: Usei 800gr de abóbora e rendeu-me 4 frascos de compota.
Preparação do Doce de Chila
Modo Bimby:
- Colocar os pedaços de abóbora sem a casca na varoma e no tabuleiro e se for preciso no cesto também bem distribuídos.
- Colocar 1 litro de água no copo e programar 50 min/ varoma/ vel 1
- Findo o tempo colocar tudo em água fria e com os dedos separar todos os fios da abóbora como se fossem cabelos. Escorrer muito bem.
- Abrir a balança e colocar a chila bem escorrida até ao máximo de 900 g, adicionar a mesma quantidade de açúcar e 1 pau de canela.
- Retirar o copo medida e colocar sobre a tampa o cesto. Programar 45 min/ varoma/ vel colher inversa.
- Findo o tempo, colocar em frascos esterilizados ainda quente, tapar e virar os frascos para baixo para fazerem vácuo.
Modo tradicional:
- Colocar os pedaços de abóbora numa panela, cobrir com água e levar ao fogão a cozer aproximadamente 1 hora.
- Quando estiver, colocar os pedaços cozidos em água fria e com as mãos desfiar muito bem como se fossem cabelos.
- Preparar um tacho ou panela e pesar a chila depois de escorrida e colocar na panela, adicionar o mesmo peso de açúcar e um pau de canela, deixar cozinhar e ganhar ponto aproximadamente 50 minutos.-
- Findo o tempo, colocar em frascos esterilizados ainda quente, tapar e virar os frascos para baixo para fazerem vácuo.
Atenção: A abóbora NUNCA deve ser cortada com metal, assim para a conseguir usar deve ser atirada ao chão de modo a partir-se em pedaços. Colocar estes pedaços em água fria durante algum tempo e separar as cascas com as mãos ou com utensílios de madeira.
Esta receita é ideal tanto para rechear doces ou só mesmo para se deliciar com pão ou tostas, como preferir. O melhor é mesmo experimentar e depois vê se gosta ou adora.
Se gostou da nossa receita não se esqueça de partilhar com quem mais gosta vão adorar receber esta receita! Bom apetite.