in

Receita de Esparguete com Camarão

Receita de Esparguete com Camarão
Bernardino Receitas / Esparguete com Camarão

Dizem que na pré-história o homem se apercebeu que alguns grãos moídos eram comestíveis e, somente mais tarde com a descoberta do fogo cozeu-se em água e obteve-se uma massa farinhenta. Não se sabe ao certo em que época a massa fez parte da alimentação do homem e nem em qual civilização ela começou a ser introduzida na dieta alimentar, todavia há registros nas civilizações assíria e babilónica, mas provavelmente foram os chineses e os árabes os primeiros a terem a ideia de espalmar, corta e cozinhar a massa.

Como a massa foi introduzida no Continente Europeu? Conta a lenda que foi através de Marco Polo que teve a oportunidade de provar e trazer para a Europa nas suas viagens através da China. Sabe-se, no entanto, que os gregos e romanos já haviam introduzido a massa nos hábitos alimentares muito antes disto, por isso, a origem das massas não é pacífica e muitos países reclamam para si a invenção e divulgação.

Os primeiros registos históricos que confirmam a produção de massa seca em escala industrial, porém de forma artesanal, foram realizados por um geógrafo árabe que afirma que numa localidade em Palermo, na Sicília era produzida a massa em forma de tiras.

No século XIX surgiram os primeiros processos mecânicos aplicados ao fabrico das massas, por volta de 1850 em Nápoles apareceram as primeiras prensas mecânicas, e isto possibilitou a produção de massa a custo baixo, e contribuiu para que se tornasse um produto popular.

Os elementos históricos existentes nos fazem associar a massa a Itália, o que é perfeitamente compreensível, haja vista que o povo italiano foi o que mais contribuiu ao longo dos tempos para o desenvolvimento das diversas formas de confeccionar massas, posto que inventaram mais de 500 variedades.

A palavra Esparguete (português europeu) Espaguete (português brasileiro) ou Spaghetti italiano, significa barbante e hoje é uma estrela na culinária mundial, sendo utilizado na confeção de variados pratos, e eu como apreciador desta massa, trago-lhes a minha receita de Esparguete com Camarão, espero que todos gostem assim como eu.

Ingredientes do Esparguete com Camarão

  • 500g Esparguete 
  • 1kg Camarão médio 
  • 150g Camarão miúdo
  • 2 Colheres de sopa de sal grosso
  • Pimenta q.b.
  • 1 Malagueta moída 
  • 1 Colher de chá de colorau com picante
  • Azeite q.b.
  • 1 Colher de sopa de massa de alho 
  • 1 Folha de louro 
  • 1 Colher de sopa de manteiga 
  • 400ml Cerveja

Preparação do Esparguete com Camarão

  1. Tempere os camarões médios com pimenta do reino, malagueta, sal, colorau picante, massa de alho, folha de louro partida ao meio, e metade da cerveja.
  2. Lave as mãos, envolva todos os ingredientes e deixe a marinar por 10 minutos.
  3. Enquanto os camarões estão a marinar.
  4. Num tacho ao lume com a água a ferver adicione o esparguete, o sal, e deixe cozer por 10 minutos ou o tempo descrito na embalagem.
  5. Passados os 10 minutos que os camarões estiveram a marinar.
  6. Leve uma frigideira ao lume, adicione um fio de azeite, a manteiga, e os camarões, acrescente o caldo que marinou o camarão, e a outra metade da cerveja. Deixa-se cozer entre 10 a 12 minutos.
  7. Passado o tempo estipulado, vire o marisco e deixe cozer por mais 5 minutos.
  8. No fim dos 5 minutos, retire os camarões médios, adicione os camarões miúdos e o esparguete previamente escorrido.
  9. Envolva bem a massa e os camarões no molho entre 4 a 5 minutos para pegar bem o sabor.
  10. Após este tempo, desligue o lume, sirva-se do esparguete com camarão.
  11. Espero que gostem e bom apetite.

Agora é a hora de preparar esta deliciosa receita caseira de Esparguete com Camarão e diversificar o seu cardápio em casa. Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Macarrão Instantâneo Doce muito fácil

Receita de Macarrão Instantâneo Doce muito fácil

Receita de Filetes à Gomes de Sá

Receita de Filetes à Gomes de Sá