in

Receita de Galo Guisado

Receita de Galo Guisado
Bernardino Receitas / Galo Guisado

Os antigos, estou a incluir a minha avó, chamavam este comer de guisado de galo, hoje chamamos de Galo Guisado, tanto a antiga quanto a nova denominação tem cheiro e sabor de comida caseira preparada por mãe ou avó.

Esta receita por exemplo faz me lembrar a minha avó que preparava este comer num tacho de barro e no lume a lenha, o galo guisado preparado desta forma fica com o sabor totalmente diferente, muito mais saboroso, e quem tem a oportunidade de preparar o seu comer em pleno século XXI no lume a lenha, pode-se dizer que é um privilegiado.

Como disse, esta receita leva-me à lembrança da casa da minha avó, pois trata-se de comida caseira feita em dias festivos, porque não era sempre que cozinhava um galo e comia-se, por isso, a receita de hoje é uma singela homenagem a ela que muito me ensinou a cozinhar, logo, vou preparar tal e qual ela fazia em casa, só faltou o lume a lenha e o tacho de barro que eu não tenho rsrsrs. Espero que quem for preparar o galo guisado goste do resultado final.

Ingredientes do Galo Guisado

  • 1 Galo cortado em pedaços
  • 2 Cebolas médias fatiadas
  • 40g Banha de porco
  • 2 Tomates pelados cortados em pedaços
  • Salsa q.b.
  • Pimentão fatiado q.b.
  • 1 Colher de sopa de puré de tomate
  • 2 Dentes de alho picados
  • 2 Folhas de louro
  • Azeite q.b.
  • 200ml Vinho tinto
  • 4 Batatas médias cortadas em pedaços
  • Sal grosso q.b.

Preparação do Galo Guisado

  1. Num tacho ao lume adicione a banha de porco, um fio de azeite, a cebola, o tomate, o puré de tomate, o pimentão, as duas folhas de louro, o alho picado, mexa os ingredientes para misturar.
  2. Acrescente o galo cortado aos bocados e mexa.
  3. Adicione o sal, o vinho, a salsa, mexa, tape o tacho e deixe o galo a cozer por 30 minutos.
  4. Entretanto, durante a cozedura, é bom verificando o preparado, pois as vezes ele precisa levar água.
  5. Passados os 30 minutos, verifique se é o memento de adicionar as batatas.
  6. Se for, acrescente as batatas, envolva ao preparado, adicione um pouco mais de água, tape o tacho e deixe cozer entre 12 a 15 minutos.
  7. Após o tempo necessário, verifique se o galo guisado já está cozido, é o momento de retificar o sal, se precisa adicionar mais ou não.
  8. Desligue o lume e deixe o preparado apurar de 4 a 5 minutos.
  9. Passado o tempo necessário, sirva-se.

E assim está feito um prato fácil de preparar, com muito sabor. Experimente, de certeza que se vai deliciar muito bem com esta refeição! Partilhe com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Um Comentário

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita dos Mexilhões à Espanhola ideias para petiscar

Receita dos Mexilhões à Espanhola ideias para petiscar

Receita do Bolo Gelado de Coco cheio de sabor

Receita do Bolo Gelado de Coco cheio de sabor