in

Receita de Migas para Acompanhamentos

Receita de Migas para Acompanhamentos
Bernardino Receitas / Migas para Acompanhamentos

Quando queremos variar nos acompanhamentos tradicionais como as batatas, o arroz e as massas costumamos preparar as Migas para acompanhar peixes e carnes (fritas, assadas ou grelhadas).

São fáceis de fazer e, por isso, de Norte a Sul de Portugal há imensas receitas de migas para acompanhamentos como esta que vou lhes apresentar que são as migas de grelos e feijão frade, como também existem outras variações, por exemplo: migas de broas de milho e cogumelos, migas d’alho e coentros, migas de bacalhau, migas de brócolos e feijão frade, entre outras.

Lembro-me que antigamente na época dos nossos avós e pais, era hábito produzir tudo na própria casa, principalmente se a pessoa morava na zona rural, preparava-se o azeite, o pão, os enchidos, o vinho, plantava-se as frutas, verduras, legumes, etc. Naquele tempo as migas para acompanhamentos eram preparadas basicamente com sobras de pão de milho e os grelos de couve, nabos ou nabiças, que ao logo dos tempos foi acrescentado o feijão frade, conferindo outro sabor ao prato, penso eu, mais saboroso.

Como já disse lá em cima, é uma receita muito fácil, prática e rápida de preparar, levando apenas uns minutos, se utilizar o feijão frade cozido previamente ou enlatado, e fica muito saborosa. Particularmente aprecio muito as migas, que penso ser um acompanhamento que possui um sabor incrível e bem português.

Nas minhas migas para acompanhamentos, utilizei os talos dos grelos porque aqui no Reino Unido não conseguir encontrar as folhas de grelo de couve e nem de nabos, para minha tristeza.

Ingredientes das Migas para Acompanhamentos

  • 160g Pão de milho
  •  200g Grelos de couve
  •  60g Feijão frade cozido
  •  Azeite q.b.
  •  3 Dentes de alhos picados
  •  1 Colher de chá de sal grosso

Preparação das Migas para Acompanhamentos

  1. Num tacho com água a ferver, adicione os grelos, o sal, tape o tacho e deixe que ferva durante 5 minutos.
  2. Passados os 5 minutos desligue o lume, retire os grelos da água e os deixe escorrer.
  3. Em outro tacho ao lume, adicione o azeite e os alhos, deixa-se fritar por 2 minutos para de seguida adicionar os grelos.
  4. Após os 2 minutos, adicione os grelos e as migas, mexa para incorporar os ingredientes.
  5. Caso fique muito seco, adicione um pouco d’água que cozeu os grelos.
  6. Adicione por ultimo o feijão frade, mexa por 2 minutos todos os ingredientes.
  7. Passados os 2 minutos, desligue o lume e sirva-se.

E agora já tem uma opção para um jantar ou almoço mais composto! Espero que agrade o paladar de todos que se dispuserem a preparar esta receita, assim como agrada cá em casa. Por isso, envie esta receita com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo de Aniversário muito bonito e saboroso

Receita do Bolo de Aniversário muito bonito e saboroso

Receita de Bacalhau com Natas

Receita de Bacalhau com Natas