Este é um Chutney de Manga clássico. A manga, que já é suculenta e saborosa, ganha um tom agridoce e um perfume de especiarias. Um molho indiano que tem um toque doce, mas que é originalmente salgado. Pode ser feito à base de diferentes ingredientes: frutas, legumes, pimentas e temperos diversos. Entre 3-5 dias que este molho fica pronto, o sabor das especiarias ficam ainda mais intensos mas pode ser logo consumido. No fim optei por servir com uns nuggets de seitan e o resultado final é muito bom!
Vou ter mais um WORKSHOP dia 12 de dezembro! Neste workshop vamos apresentar as melhores receitas para a vossa ceia de natal, livres de qualquer sofrimento ou culpa e super saborosas. Esta é a nossa ementa: Tapenade; Salada Natalícia; Rolo de Seitan; Tofu à Zé do Pipo; Doce de “Ovos” sem Ovos e Tronco de Natal. Tem mais informações aqui!
Ingredientes do Chutney de Manga
- 800 gr de manga
- 200 gr de abacaxi
- 1 dente de alho
- 1 pau de canela
- 2 Cabeças de Cravinho
- 1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- 200 gr de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de sal
- 3 clh de sopa (chá) de vinagre
- 1 malagueta ( opcional)
- colher café de sementes de cominhos
- 1 colher café de sementes de mostarda
- 1 colher café de sementes de erva doce
- Sumo de 1 lima
Preparação do Chutney de Manga
- Numa frigideira aquecemos o pau de canela, a erva-doce, cabeças de cravinho, as sementes de cominhos e as sementes de mostarda.
- Enquanto as especiarias soltam os aromas, descascamos e cortamos em cubos de 1 cm as mangas e abacaxi.
- Picamos o alho e ralamos o gengibre fresco.
- Deitamos todos os ingredientes para um panela juntamos 1 malagueta média cortada em rodelas, o sumo da lima ( vai intensificar sabores) misturamos e levamos a lume brando.
- Quando ferver, baixamos o lume, tampamos e cozinha por 40 minutos, mexemos de vez em quando.
- Passados os 40 minutos, retiramos do lume.
- Transferimos o chutney para potes de vidro esterilizados, e deixamos arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frios, tapamos e guardamos no frigorífico até 3 semanas.
Tem mesmo de experimentar esta receita, é daquelas que faz-se uma vez e nunca mais queremos parar por ser tão prática e deliciosa! Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem este molho. Bom apetite!