O chili é um guisado de feijão, tomate e carne de vaca, muito típico no México e no Texas. Caracteriza-se por ter um sabor intenso e picante e a slow cooker é o equipamento ideal para fazer um chili super saboroso. O receio do picante em excesso levou-me a fugir dele durante muito anos, até ter começado a dominar os temperos e a fazer em casa.
Para mim é uma grande vantagem, porque podemos ajustar a intensidade ao nosso gosto. Ultimamente para além das especiarias tenho alternado os pimentos e as malaguetas, conforme o que encontro no supermercado, gosto especialmente de misturar usar as misturas com várias cores. Depois de ter experimentado a receita na slow cooker, já não faço de outra forma.
É um prato muito versátil, seja para uma refeição principal, acompanhado com arroz, por exemplo, ou como um petisco, a rechear uns tacos ou uns nachos. Faço geralmente em grande quantidade, pois fica fantástico mesmo depois de congelado. Esta receita é incrível, mas antes de ir para a slow cooker tem 2 fases: demolhar e cozer o feijão e saltear a carne. Se preferir pode saltar estes passos, recorrendo a feijão de conserva, já cozido e colocando os ingredientes diretamente na slow cooker.
Ingredientes do Chili
- 500 Gr de carne de vaca picada;
- 500 Gr de feijão vermelho cozido (e água de cozer o feijão);
- 1 cebola picada;
- Malaguetas e/ou pimentos coloridos;
- 100 ml de polpa de tomate ou tomatada;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 40 ml de vinho branco;
- 3 dentes de alho;
- 2 tomates secos;
- 1 folha de louro;
- 1 piripiri seco;
- 1 tira de alga kombu;
- 1 colher de chá de cominhos;
- 1 colher de chá de pimentão doce;
- Sal q.b;
- Ervas aromáticas a gosto para polvilhar.
Preparação do Chili
Tem todo o passo-a-passo desta receita muito bem explicado no meu vídeo:
Agora está na altura de ir fazer esta saborosa receita bem mexicana!
Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar receber. Bom apetite!