Portugal esconde ainda muitos segredos. Há muitos locais surpreendentes e que poucos conhecem. Há ainda atrações turísticas que são irresistíveis e algumas que se escondem em vilas ou aldeias.
Desta vez, vamos até Válega, uma freguesia do concelho de Ovar, Aveiro. É lá que fica uma das Igrejas mais bonitas de Portugal e que já se tornou o ex-libris da terra, dado o número de visitantes que recebe ao longo do ano.
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Válega marca pela sua beleza, as cores, os painéis de azulejo e vitrais.
A construção data de meados do século XVII. O início da sua construção remonta ao ano de 1746, mas tratou-se de um processo longo, tendo demorado mais de um século a ser concluído.
A fachada colorida da Igreja Paroquial de Santa Maria de Válega é deslumbrante e chama a atenção, levando a que muitos a considerem a igreja mais bonita de Portugal.

Bons pratos típicos para saborear em Válega
Válega é uma localidade situada no concelho de Ovar. Embora seja uma área mais rural, existem algumas especialidades gastronómicas que deve experimentar ao visitar a região.
A visita gastronómica começa nos famosos rojões à lavrador. O prato é feito com pedaços de carne de porco, geralmente a parte da barriga, cozidos lentamente em temperos aromáticos e gordura de porco. A carne é cortada em cubos e frita até ficar crocante por fora, mas macia e suculenta por dentro. Os temperos variam, mas geralmente incluem alho, louro, pimentão, vinho branco e sal.
As caldeiradas de enguias também são famosas por estas bandas. A caldeirada de enguias é um prato tradicional da região de Aveiro e consiste em enguias frescas cozidas em um caldo de tomate, cebola, alho, pimentão e especiarias. É um prato saboroso e característico da culinária local.
As papas de sarrabulho também são um prato muito apreciado. As Papas de Sarrabulho são feitas com uma combinação de carne de porco, geralmente entremeada ou toucinho, e sangue de porco. O prato é preparado cozinhando lentamente a carne e o sangue com uma mistura de cebola, alho, banha de porco, vinho tinto, especiarias e farinha de milho. O resultado é um prato rico e reconfortante, com um sabor único e intenso.
Para terminar esta visita gastronómica a sugestão passa pelo Pão de Ló de Ovar, que embora não seja exclusivo de Válega é já uma marca de Ovar e reconhecido no país. É um bolo fofo e húmido, feito com ovos, açúcar e farinha, assado em forno a lenha. É uma verdadeira tentação para os amantes de doces.
Ao visitar Válega pode explorar os restaurantes e tascas locais para descobrir outras especialidades regionais e pratos sazonais. Aproveite para experimentar os vinhos locais e explorar os magnificos locais da região de Ovar.