A Delta Cafés foi fundada no ano de 1961 na vila alentejana de Campo Maior por Manuel Rui Azinhais Nabeiro e é marca de confiança dos consumidores. O Grupo Nabeiro assume a responsabilidade social e de sustentabilidade com preocupação ambiental e nesse sentido uniu-se à Star Up Nãm, num projeto de economia circular.
Com o objetivo de reforçar o seu papel na construção de um Mundo cada vez mais sustentável, a Delta Cafés e a Nãm encarregam-se de reutilizar as borras de café Delta para a produção sustentável e consciente de cogumelos.
No segundo aniversário do projeto, comemorou-se “mais de 200 toneladas de borra de café recolhida que deram origem a 50 toneladas de cogumelos”.
As quintas urbanas onde decorre a produção, de Marvila e do Mercado da Vila de Cascais, receberam mais de 5 mil visitantes, “tendo criado uma ligação com a comunidade de agricultores urbanos de economia circular destas autarquias”.
Para além da venda de cogumelos a restaurantes e a clientes da Delta, outro contributo da Nãm passa pela utilização do composto residual como fertilizante biológico para ser aplicado nas hortas comunitárias. Em dois anos, mais de 150 toneladas de fertilizantes regressaram aos solos de Lisboa e de Cascais.
“O balanço destes dois anos é francamente positivo e reforça o nosso compromisso na sustentabilidade e a nossa convicção em maximizar o impacto positivo na sociedade. Simultaneamente, comprovamos que é possível conciliar a sustentabilidade com a rentabilidade, aportando valor ao mercado e reduzindo a pegada ecológica. É um projeto em contínuo crescimento e que queremos replicar em mais cidades”, referiu Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, em comunicado divulgado.
Também Natan Jacquemin, fundador da Nãm, realça que “o crescimento e a boa recetividade do projeto em Lisboa e Cascais comprovam que os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância da economia circular e na imperatividade da mudança de comportamentos que conciliem o florescimento da economia com a preservação da natureza. A Nãm gera valor económico e cria modelos de produção e de consumo sustentáveis contribuindo ativamente para uma oferta local ambientalmente mais responsável”.
Os cogumelos Nãm podem ser adquiridos nas Nãm Urban Farm ou através da internet.