A gastronomia é muito mais do que alimentação, é também uma arte que une sabores, aromas, texturas e técnicas culinárias com o poder de nos fazer viajar.
Viajar à mesa é embarcar numa jornada culinária que permite explorar diferentes culturas, conhecer novos ingredientes e experimentar sabores autênticos de diferentes partes do mundo.
Depois de viajarmos à mesa até aos pratos típicos de Espanha, seguimos viagem até França, que tem muito para oferecer a nível da doçaria.
A doçaria francesa é famosa em todo o mundo pela sua sofisticação, elegância e sabores requintados. Abrange uma variedade de doces, bolos e sobremesas que refletem a rica tradição gastronómica da França.
Macarons
Estes pequenos e coloridos doces são talvez os mais icónicos da doçaria francesa. Feitos de duas partes de merengue de amêndoa delicadamente crocantes, unidas com um recheio cremoso, os macarons podem variar desde os clássicos como framboesa e chocolate até opções mais criativas.
Croissants
Embora muitas vezes associado ao pequeno almoço, o croissant é uma iguaria de massa folhada francesa que também pode ser considerada um doce. Tem o interior macio e desfiado, combinado com o exterior dourado e crocante, que cria uma textura irresistível. Pode ser servido simples ou recheado.
Crème Brûlée
Este clássico creme de baunilha é coberto com uma fina camada de açúcar queimado com um maçarico, criando uma casca crocante contrastando com a textura cremosa do creme.
Paris-Brest com Morangos
O Paris-Brest foi criado em França em 1910 por Louis Durand, em homenagem a uma corrida de bicicletas entre Paris-Brest-Paris, inspirado numa roda de bicicleta, e foi tamanha fama, que fez com que se internacionaliza-se, e é até aos dias de hoje um sucesso.
Galette Des Rois uma tradição Francesa
A Galette Des Rois é um dos mais antigos produtos da pâtisserie francesa. É uma tradição da época natalícia em França, mais concretamente do inicio de novo ano, devendo ser consumida em família no dia 6 de Janeiro para celebrar a Epiphanie ( Dia de Reis). O Dia de Reis como se diz aqui em Portugal é a comemoração da visita dos três reis magos e em França a Galette representa os presentes que foram oferecidos pelos reis ao menino Jesus, e devido ao seu tom dourado, normalmente representa o Ouro.
Clafoutis de Maçã
O clafoutis é originário da região de Limousin em França, a tradição é usar cerejas mas com o grande sucesso, rapidamente levou à utilização de outros ingredientes como maçãs, peras ou framboesas.
A gastronomia permite-nos viajar à mesa. Experimentar os pratos típicos dos vários países é verdadeiramente enriquecedor. Por aqui, já experimentámos alguns dos pratos de Espanha, fizemos uma saborosa viagem até às massas de Itália, e ainda preparámos um banquete para uma festa Mexicana.