InícioDoces e SobremesasReceita da Galette Des Rois...

Receita da Galette Des Rois uma tradição Francesa

A Galette Des Rois é um dos mais antigos produtos da pâtisserie francesa. É uma tradição da época natalícia em França, mais concretamente do inicio de novo ano, devendo ser consumida em família no dia 6 de Janeiro para celebrar a Epiphanie ( Dia de Reis). O Dia de Reis como se diz aqui em Portugal é a comemoração da visita dos três reis magos e em França a Galette representa os presentes que foram oferecidos pelos reis ao menino Jesus, e devido ao seu tom dourado, normalmente representa o Ouro.

Existe um pequeno ritual relativo ao seu consumo, não fosse a Galette des Rois considerada um momento de confraternização entre família e amigos. A Galette deve ser cortada igualmente e em conformidade com o numero de convidados presentes mais um, cada membro da família/amigo(a) recebe uma fatia, dentro da galette existe uma fava escondida. Para não existir favoritismos, há também uma regra sobre a distribuição das fatias, o membro mais novo da família deve se sentar debaixo da mesa e chamar/escolher de forma aleatória a pessoa que vai receber a fatia.

Quem encontrar a fava é declarado o Rei/Rainha da Epiphanie, ganhando o direito de usar a coroa dourada de cartão que acompanha todas as galettes, no entanto o rei tem o dever de providenciar a galette do ano seguinte. A criança debaixo da mesa representa o Deus Apollo (Phébé), que usa inocência para distribuir com justiça as fatias da Galette e escolher o Rei de forma imparcial A fatia “extra” é normalmente apelidado de “parte do pobre” ou “a do Bom Deus”, e fica reservada para os visitantes imprevistos. No séc. XIX as favas foram substituídas por bonecos/símbolos de porcelana ( cuidado com os dentes ), são colecionáveis por muitos, e guardados como símbolo de boa sorte, tal como acontece em Portugal com o Bolo-rei.

Não se vê muitas Galette Des Rois á venda por aqui, por isso aproveite esta receita super fácil e faça você mesmo!

Ingredientes da Galette Des Rois

Publicidade

  • 2 Uni de Massa Folhada;
  • 125 g de Manteiga;
  • 125 g de Açúcar em Pó;
  • 3 uni de Ovos;
  • 125 g de Amêndoa Moída;
  • 25 g de Farinha;
  • 1 ovo para pincelar.

Preparação da Galette Des Rois

Publicidade

Aprenda a fazer esta galette a partir do meu vídeo, veja:

E assim tem a sua Galette Des Rois pronta a ser saboreada! Se quiser que os seus amigos e familiares também se possam deliciar com esta receita só tem de partilhar a partir das suas redes sociais! Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 6

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita!

Publicidade
1000 Folhas
1000 Folhas
A Cheila é uma jovem pasteleira autodidata e dinâmica que se dedica à coinfecção de bolos com decoração artística. Desde que se conhece que a pastelaria é uma paixão. A 1000 Folhas é a expressão da sua criatividade e carinho que empresta a cada uma das suas criações. O seu sonho é espalhar doçura e alegria por onde passa e a sua missão é tornar a vida dos seus clientes mais doce e criativa, todos os dias.
ÚLTIMAS RECEITAS
Publicidade
OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS

Conte-nos todas as suas dúvidas, dicas ou sugestões para esta receita!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade