Damos o nome de Iscas a um prato tradicional e típico português preparado com fatias ou tiras de fígado frito com alguns temperos. A receita é antiga do final do século XIX e início do século XX, a sua origem é lisboeta e o seu nome inicial era Iscas com Elas, porém com o passar dos anos e a medida que a receita se popularizou em todo território nacional o nome evoluiu para Iscas à Portuguesa e é servida com batatas fritas ou cozidas.
No início as Iscas eram preparadas com o fígado de vitela, porém, a partir de 1916 este fígado foi substituído pelo fígado de porco, pois o porco tem uma presença histórica e social importante em todo país. Em relação a confeção e preparação das Iscas ao longo dos anos, observa-se que houve poucas alterações, pois em alguns casos o azeite substituiu a banha, e o fígado de porco, como dito anteriormente, não precisa a marinar por muito tempo nos temperos como acontece com o fígado de vitela.
Após essas breves informações históricas sobre as Iscas à Portuguesa que entendo serem necessárias, passo a informar que as Iscas à Bernardino são confecionadas com algumas diferenças: uso o azeite, não utilizo a cebola na receita, adiciono vinho tinto bem como não deixo marinar para a fissura não perder sua textura. Por essas particularidades, não atrevi-me a chamar a receita de Iscas à Portuguesa porque sofreria severas críticas dos meus compatriotas que conhecem de certo a receita por ser tradicional e popular em Portugal.
Ingredientes das Iscas à Bernardino
- 500g de Fissura
- Pimenta a gosto
- 2 Dentes de alho picados
- 1 Colher de chá de colorau
- 1 Folha de louro
- 1 colher de chá de sal grosso
- 30ml de Vinho tinto
- Azeite a gosto para fritar
Preparação das Iscas à Bernardino
Cliquem no meu vídeo para ficarem a conhecer esta receita:
- Inicie a receita temperando o fígado com pimenta, alho, colorau, folha de louro partida ao meio, sal e o vinho.
- Lave as mãos previamente e envolva todos os temperos na fissura.
- Numa frigideira ao lume adicione azeite até tapar o fundo da frigideira. Deixe aquecer para de seguida fritar as fissuras.
- Assim que o azeite estiver quente, coloque-as para fritar, adicione o molho e deixa-se fritar por 3 minutos .
- Após os 3 minutos, vire as fissuras, e deixe-as fritar por mais 3 minutos.
- Passado o tempo acima mencionado, desligue o lume e faça os pratos.
Podem servir as iscas com batatas cozidas, salada ou como no meu caso com espargos. Espero que gostem e bom apetite!