in

Receita das Iscas à Bernardino

Receita das Iscas à Bernardino
Bernardino Receitas / Iscas à Bernardino

Damos o nome de Iscas a um prato tradicional e típico português preparado com fatias ou tiras de fígado frito com alguns temperos. A receita é antiga do final do século XIX e início do século XX, a sua origem é lisboeta e o seu nome inicial era Iscas com Elas, porém com o passar dos anos e a medida que a receita se popularizou em todo território nacional o nome evoluiu para Iscas à Portuguesa e é servida com batatas fritas ou cozidas.

No início as Iscas eram preparadas com o fígado de vitela, porém, a partir de 1916 este fígado foi substituído pelo fígado de porco, pois o porco tem uma presença histórica e social importante em todo país. Em relação a confeção e preparação das Iscas ao longo dos anos, observa-se que houve poucas alterações, pois em alguns casos o azeite substituiu a banha, e o fígado de porco, como dito anteriormente, não precisa a marinar por muito tempo nos temperos como acontece com o fígado de vitela.

Após essas breves informações históricas sobre as Iscas à Portuguesa que entendo serem necessárias, passo a informar que as Iscas à Bernardino são confecionadas com algumas diferenças: uso o azeite, não utilizo a cebola na receita, adiciono vinho tinto bem como não deixo marinar para a fissura não perder sua textura. Por essas particularidades, não atrevi-me a chamar a receita de Iscas à Portuguesa porque sofreria severas críticas dos meus compatriotas que conhecem de certo a receita por ser tradicional e popular em Portugal.

Ingredientes das Iscas à Bernardino

  • 500g de Fissura 
  • Pimenta a gosto 
  • 2 Dentes de alho picados 
  • 1 Colher de chá de colorau 
  • 1 Folha de louro
  • 1 colher de chá de sal grosso 
  • 30ml de Vinho tinto 
  • Azeite a gosto para fritar

Preparação das Iscas à Bernardino

Cliquem no meu vídeo para ficarem a conhecer esta receita:

  1. Inicie a receita temperando o fígado com pimenta, alho, colorau, folha de louro partida ao meio, sal e o vinho.
  2. Lave as mãos previamente e envolva todos os temperos na fissura.
  3. Numa frigideira ao lume adicione azeite até tapar o fundo da frigideira. Deixe aquecer para de seguida fritar as fissuras.
  4. Assim que o azeite estiver quente, coloque-as para fritar, adicione o molho e deixa-se fritar por 3 minutos .
  5. Após os 3 minutos, vire as fissuras, e deixe-as fritar por mais 3 minutos.
  6. Passado o tempo acima mencionado, desligue o lume e faça os pratos.

Podem servir as iscas com batatas cozidas, salada ou como no meu caso com espargos. Espero que gostem e bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita das Peras Bêbedas

Receita das Peras Bêbedas

Receita de Grão com Entremeada

Receita de Grão com Entremeada