in

Receita de Rojões

Receita de Rojões
Bernardino Receitas / Rojões

Rojões é uma receita da culinária portuguesa, preparada com pedaços de carne de porco da parte da pá, perna ou da barriga, pesando aproximadamente 50 a 60 gramas cada, que são fritos em banha num tacho de preferência de ferro, porém, se não o tiver, pode frita-los em outra qualidade de tacho.

Na região do Minho, Norte de Portugal, existe uma receita com rojões que é bem tradicional, chama-se Rojões à moda do Minho, e antes da sua preparação, os rojões precisam ser marinados de um dia para o outro, e são temperados com os seguintes ingredientes: vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. Para a sua confeção são usados ingredientes diversos, além da carne de porco, como por exemplo, as tripas enfarinhadas, chouriço, fígado e sangue. E todos esses ingredientes juntos dão ao prato um colorido e uma aparência peculiar.

Entretanto, os rojões confecionado por mim não são à moda do Minho, por ser mais simples e fácil de preparar, apenas temperados com sal grosso e fritos na banha com o lume brando até ficarem bem louros.

Ingredientes dos Rojões

  • 1,1kg (um quilo e cem gramas) de Carne de porco
  • 1 Colher de sopa de sal grosso
  • 250g de Banha de porco para fritar

Preparação dos Rojões

  1. Num tacho ao lume adicione a banha de porco e a deixe derreter.
  2. Após a banha derretida, adicione a carne e o sal. Deixe o lume brando.
  3. Convém sempre mexer a carne para não apegar no tacho, que deverá ficar cozendo entre 40 a 50 minutos, com o tacho de preferência destampado.
  4. Passado o tempo estipulado, com a carne já cozida e loura, desligue o lume, e prepare os prato, porém, antes, deixe-a escorrer para não ficar com excesso de gordura. Sirva-se e bom apetite.

Agora, chegou a hora de aprender a preparar mais uma receitinha bem tradicional e conhecida em Portugal. Espero que esteja interessado, experimente e delicie-se! Partilhe esta receita com quem mais gosta, familiares e amigos. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Queijo de Caju delicioso

Receita do Queijo de Caju delicioso

Receita de Bolachas com Pepitas de Chocolate

Receita de Bolachas com Pepitas de Chocolate