E hoje trago-lhe um receita bem antiga, tradicional e muito consumida em Portugal. Vou ensinar-lhe a fazer o conhecido Arroz de Cabidela que há quem adore mas também há quem odeia. Em alguns sítios do país há até quem conheça esta receita como “Frango Pica no Chão”.
E agora alguma história. Segundo o blog dos Produtos Tradicionais (DGADR), o Arroz de Cabidela, muito difundido na região minhota, prende-se com as longínquas raízes de uma economia agrícola associada a criação de aves de capoeira e pequena pecuária. Este era um prato confecionado em dias de festa ou para superar dificuldades económicas através da sua troca entre vizinhos, por produtos que estivessem em falta doméstica ou em venda nas feiras e mercados mais próximos.
E depois a grande divulgação do arroz de cabidela deve-se também ao facto de ser um prato de fácil execução, que chega para muitos comensais, sobretudo quando é “malandro” e por não exigir a compra de ingredientes dispendiosos, já que bastava ir ao quintal para se ter acesso ao galináceo.
Ingredientes do Arroz de Cabidela
- meio frango + miúdos
- azeite qb
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- sal qb
- 200ml de vinho
- 100ml de água
- 2 colheres sopa de massa pimentão
- 5 cravinhos em grão
- raminho de salsa
- piripiri a gosto ( opcional )
- 4 chávenas de água ( chávena tem 250 ml )
- uma chávena e meia de arroz
- sangue
- 2 colheres de vinagre
- salsa picadinha a gosto
Preparação do Arroz de Cabidela
Basta ver o meu vídeo e facilmente consegue replicar esta receita:
E agora já pode fazer o seu próprio Arroz de Cabidela com aquele sabor a terra, às origens mais portuguesas. E se gostou da sugestão, partilhe com os seus amigos e familiares e permita que também se possam deliciar com esta receita. Bom apetite!