A Rota das Tabernas está de regresso a Grândola. Os petiscos e a animação vão animar quem visitar o município nos fins de semana de 3 a 24 de junho. Cada taberna aderente vai apresentar vários pratos na ementa.
O Café Ruas, em Azinheira dos Barros, é a primeira taberna a receber a rota e vai incluir na ementa orelha de porco assada, torresmos do rissol, salada de polvo, janquizinhos fritos e frango com pimentos.
A Venda, em Silha do Pascoal, abre portas no dia 8, com cachola, açorda de alho com carapaus fritos e jantarinho de grão com chispe.
No dia 16 de junho, o café Damina, no Lousal, apresenta os cogumelos salteados e bolinhos salgado, pica-pau de legumes e de cachola, pão torrado com alho, sopa Damina, salada de bacalhau com pimentos e grão e frango em molho de pimentos.
A Taberna, nas Sobreiras Altas, no dia 23 de junho tem na ementa torresmos, carnes de coentrada, sopa do monte e fritada de carne com batatas em molho de alho.
A Taberna dos Mosqueirões apresenta os seus torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, galinha com feijão verde e miolos com carne de vinha d’alhos são as sugestões desta taberna.
O evento Rota das Tabernas só termina no dia 1 de julho na Casa Mostra de Produtos Endógenos, onde o menu é da responsabilidade da “Alqueva Experience” e é composto por pão, azeitonas, queijo de ovelha, doce de figo caseiro, paté de atum, carapauzinhos fritos de escabeche, gaspacho com presunto e paio, favinhas salteadas com enchidos e morango, e sobremesa de cortesia.

Se não tiver oportunidade de visitar o município de Grândola durante estes dias do evento, deixamos aqui algumas receitas dos pratos típicos que irão ser servidos na iniciativa para que possa preparar em sua casa.
Começamos pela salada de orelha de porco, um ótimo petisco fresco que serve de entrada para a refeição.
A Chispalhada à Portuguesa com Grão é feita com carne de porco, e como o próprio nome diz, é preparada a partir da carne do chispe que cozido com grão ou feijão formam os seus principais ingredientes.
Carapaus de Escabeche no Forno são uma opção. Os carapaus são feitos no forno, numa receita simples e prática de se fazer. Basta temperar os carapaus com os ingredientes deste petisco tão típico.
Outra opção é um prato de Favas Guisadas com Entrecosto e Chouriço, que é muito reconfortante.
Estas são algumas das sugestões de algumas receitas que pode realizar em casa e semelhantes às apresentadas nos menus da Rota das Tabernas. Mas se poder visite Grândola, porque há muito para descobrir.
Boas razões para visitar Grândola
Grândola situa-se no litoral alentejano de Portugal, na região de Setúbal. É conhecida principalmente pela sua localização privilegiada entre o mar e a serra. Grândola oferece uma combinação única de belas praias, paisagens naturais deslumbrantes e um rico património cultural.
Uma importante zona do concelho em termos de património natural é a costa. Tróia, o Estuário do Sado, a Costa da Galé, o Carvalhal, a Lagoa de Melides, e a extensa Charneca de Grândola são ótimos cartões de visita.
O Castelo de Grândola é um dos principais pontos históricos. Algumas ruínas não foram preservadas, mas ainda é possível apreciar a arquitetura medieval e desfrutar de uma vista panorâmica da cidade.
Grândola é uma excelente opção para quer um destino tranquilo e autêntico no litoral alentejano de Portugal. A combinação de natureza, cultura e gastronomia faz com que a visita seja uma experiência memorável.