Valongo vai organizar a Feira da Regueifa e do Biscoito e o Mercado Oitocentista, de 31 de Maio a 4 de Junho.
O objetivo do evento é promover o que Valongo tem de mais emblemático, a Regueifa e o Biscoito, e nesse sentido a presença das principais padarias e biscoitarias do concelho está garantida.
Na feira espere ainda animação com atuações de artistas conhecidos, como Marta Ren, Criatura, Nilson Honrado, Aurea e ainda Mickael Carreira.
Em Valongo, o fabrico de pão e biscoitos de elevada qualidade é secular. Valongo especializou-se na produção e abastecimento de pão à cidade do Porto, pelo menos desde o século XVII.
As valongueiras rumavam ao Porto três vezes por semana para vender sêmeas, moletes e regueifas nas feiras do pão, mas também nas estações de comboio.
A partir dos finais do século XIX, as biscoitarias surgiram como um segmento económico alternativo e de grande sucesso. Já no século XX, este setor começou a ser regulamentado, e dá-se a mecanização da produção e a abertura a novos mercados, nacionais e internacionais.
Localizada no centro de Valongo, a Oficina da Regueifa e do Biscoito é um espaço dedicado à promoção do património cultural através da recolha, preservação e exibição de objetos e memórias ligadas à panificação como atividade secular do concelho.
Outros sabores típicos para saborear em Valongo
Em Valongo, para além de poder saborear as regueifas e os biscoitos de tradição secular, pode ainda deliciar-se com outras sobremesas.
O pudim de pão ou as sopas secas fazem as delicias de quem visita Valongo.
Os doces brancos de Sobrado são também uma iguaria muito apreciada. Prove ainda, os vinhos verdes, leves e frescos.
Estes são apenas algumas das especialidades culinárias de Valongo, e a gastronomia local oferece uma variedade ainda maior de pratos e sabores para serem explorados.