in

Receita da Morcela de Porco tradicional

Receita da Morcela de Porco tradicional
Colher de Pau e Salto Alto / Morcela de Porco

A Morcela era o enchido mais ligado à matança do porco, na dia da morte do animal, aproveitando o sangue colhido no momento. Por casa da nossa Cátia a matança do porco é uma tradição e por isso resolvemos mostrar como se faz uma Morcela de Porco tradicional.

Se quer ver a receita, venha connosco e conheça esta receita bem tradicional! E se gostar do nosso tipo de receitas, vamos dar-lhe uma boa notícia: vamos ter vídeos novos todas as semanas! Por isso só tem de acompanhar o nosso trabalho através do YoutubeBlog e ainda no Instagram e no Facebook. Mas claro, o Receitas de Culinária também partilha todas as nossas receitas!

Ingredientes da Morcela de Porco

MARINADA/RECHEIO

  • 30 dentes de alho
  • 2c.s. de cominhos
  • 10 cebolas médias
  • 1l de vinho tinto americano ou maduro
  • 2c.s. de sal
  • 4 folhas de louro
  • 1kg de sobras de carne febra
  • 1 molho de salsa a gosto

Tripas do porco

  • Água para limpeza
  • Lixívia q.b.
  • Fio de renda

MARINADA TRIPAS (7h)

  • 2 limões em rodelas
  • Louro a gosto
  • 1,5l de vinho tinto
  • 1 cabeça de alho
  • Sal a gosto

Preparação da Morcela de Porco

  1. Começamos pela marinada para o sangue. Para isso colocamos numa bacia grande 30 dentes de alho picados grosseiramente, os cominhos, a cebola bem picada, o vinho tinto americano e o sal.
  2. Retire-se o veio a 4 folhas grandes de louro e picam-se grosseiramente. Mexe-se e reserva-se.
  3. Na altura de colocar o sangue na mistura não se deve parar de mexer até que este arrefeça. No tempo dos nossos avós eles mexiam com a mão.
  4. Esta marinada coloca-se no frigorífico até à hora de usar.
  5. Passemos agora à limpeza das tripas. Começamos por cortar as tripas com cerca de 30cm de comprimento.
  6. Agora temos de passar por água corrente de maneira a tirar todos os resíduos. Façam isso de uma lado depois virem do avesso e repitam o processo.
  7. Depois de limpas colocam-se numa bacia com água e lixívia, esfregam-se uma a uma e vai-se mudando a água quantas vezes forem necessárias até que esta permaneça transparente e sem viscosidade.
  8. Prepara-se a marinada para a tripas juntando água, 2 limões às rodelas, o louro, o vinho tinto, o alho e o sal. As tripas devem permanecer nesta marinada por pelo menos 7h.
  9. Voltemos à marinada do sangue à qual se junta 1 molho de salsa bem picado. Também se junta a cerne cortada em pedaços e mexe-se.
  10. Vamos agora à montagem. Para isso ata-se uma das pontas da tripa com fio de renda bem apertadinho e enche-se parcialmente com a marinada de sangue para que não rebente durante a cozedura.
  11. Para cozer a morcela coloquem-na em água a ferver, temperada de sal, cominhos e duas folhas de louro. Piquem a morcela com um palito para verificar se está cozida.

E agora já tem mais uma opção para o seu próximo almoço ou jantar ou para o próximo petisco! Espero que agrade o paladar de todos que se dispuserem a preparar esta receita, assim como agrada cá em casa. Por isso, envie esta receita com quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dica para Conservar Ervas Aromáticas Frescas

Dica para Conservar Ervas Aromáticas Frescas

Receita de Abóbora Hokkaido Recheada com Quinoa e Frutos Secos

Receita de Abóbora Hokkaido Recheada com Quinoa e Frutos Secos