in

Como cozinhar Quinoa para acompanhar outras receitas

Como cozinhar Quinoa para acompanhar outras receitas
Veggie Maria / Quinoa

A quinoa é oriunda da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. É uma semente crocante, considerada um superalimento pois é o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo.

É rápida e fácil de cozinhar, pode ser servida como acompanhamento, prato principal, em saladas e até em sobremesas. É rica em magnésio, potássio, vitaminas, ácidos gordos ômega 3, manganês, aminoácidos essenciais e é uma ótima fonte de proteína vegetal.

Cada 100g de quinoa contém:

  • 336 calorias
  • 12,1g de proteína
  • 6,1g de gordura
  • 68,3g de hidratos de carbono
  • 6,8g de fibra
  • 302mg de fósforo
  • 107mg de cálcio
  • 5,2mg de ferro
  • 1,1mg vitamina C

A quinoa contém uma quantidade considerável de fibras que auxiliam na perda de peso, contribui para o ganho de massa muscular. Temos varias variedades de quinoa, as mais comuns e fáceis de encontrar são a quinoa branca, quinoa mista, quinoa vermelha e quinoa preta. O seu sabor é mais suave quanto mais clara for a tonalidade.

Esta semente é ótima para celíacos, uma vez que não não contem glúten. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol pela quantidade significativa de ômega 3 e 6. Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção da massa muscular e síntese de hormonas por ser rica em vitaminas do complexo B. A quinoa pode favorecer o emagrecimento uma vez que dá a sensação de saciedade pelas fibras existentes nesta semente, além de ser rica em zinco, que fortalece o sistema imunitário e nos processos de cicatrização.

Ingredientes

  • Quinoa
  • Água

Preparação

  1. Lavamos bem a quinoa antes de a cozinhar.
  2. A melhor forma de o fazer é colocar a quantidade desejada de quinoa num recipiente e cobrir com água, depois mexer e coar, e finalmente repetir o processo 2 a 3 vezes de modo a remover as substâncias que revestem as sementes (saponinas), que lhe podem dar um travo amargo, ou demolha-la por 4 a 6 horas.
  3. Cozemos no dobro da água por 15 minutos. Assim que a quinoa estiver cozinhada, os grãos ficam translúcidos e soltamos com um garfo.

E agora já tem mais um acompanhamento para as suas receitas! Use os botões de partilha para dar a conhecer esta sugestão a quem mais gosta! E se gostar deste tipo de conteúdos pode SEGUIR a página das Receitas de Culinária. Bom apetite!

Recomendação de Veggie Maria

Olá! Sou a Maria e penso que alimentos saudáveis ​​não significam comida sem sabor. Sou terapeuta nutricional vegan/vegetariano, formadora e chef.

Acredito que os alimentos devem ser saboreados com prazer, trazendo ao mesmo tempo benefício máximo para a nossa saúde. Espero que experimentem algumas das minhas receitas e vejam por vocês mesmos.

Defendo uma dieta sustentável com baixo impacto ambiental que contribua para a segurança alimentar e nutricional. É fundamental proteger e respeitar a biodiversidade e o ecossistema.

A dieta vegetariana oferece-nos este equilíbrio, além de preservar a vida animal e a saúde humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo de Arroz Cru bem fofinho

Receita do Bolo de Arroz Cru bem fofinho

Receita de Bacalhau à Minhota

Receita de Bacalhau à Minhota