Mais do que uma celebração secular, a Festa das Fogaceiras é um testemunho vivo da resiliência e coesão da comunidade de Santa Maria da Feira. O evento decorre entre os dias 2 a 27 de Janeiro, com destaque para o emblemático dia 20, em que 250 meninas vestidas de branco, adornadas com cintas coloridas e a carregar fogaças na cabeça, desfilam no cortejo cívico e na Procissão, renovando o voto a S. Sebastião.
Este quadro pitoresco não apenas encanta os feirenses, mas também atrai milhares de visitantes que, nesta época do ano, inundam Santa Maria da Feira, incluindo aqueles que, pelo mundo fora, celebram esta tradição.
Com 519 anos de existência, esta tradição é uma manifestação única da construção contínua de uma identidade coletiva que perdura ao longo do tempo.
O programa cultural desenrola-se ao longo de janeiro, destacando a riqueza artística e patrimonial da região. Da música ao teatro, da gastronomia à Fogaça da Feira, até às exposições e workshops, a diversidade de eventos enriquece a celebração.
Gastronomia em Destaque: Fogaça da Feira
A Fogaça da Feira, um pão doce tradicional, tem na sua forma uma estilização das quatro torres da torre de menagem do castelo. Diariamente confecionada em várias casas de fabrico no concelho, destaca-se pelos métodos tradicionais, tanto na preparação quanto na ida ao forno.
Vendida ao longo do ano, a Fogaça assume um papel central na Festa das Fogaceiras, sendo utilizada como oferenda no dia 20 de janeiro, reforçando assim o vínculo entre gastronomia e tradição.
Clube da Gastronomia
Neste evento, com a gastronomia em destaque tem ainda a oportunidade de experimentar o Clube de Gastronomia, que decorre no dia 9 de Janeiro, e que tem como tema a confeção de Fogaça. É pelas mãos de um dos mais experientes “fogaceiros” de Santa Maria da Feira, Diogo Almeida, que pode acompanhar as diferentes fases associadas à produção deste pão doce.
XVI Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira
No dia 11 de Janeiro, decorre a Mostra do Fabrico da Fogaça da Feira. Sob o desígnio da Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO e uma vez mais aberto a toda a comunidade, a Mostra de Fabrico da Fogaça apresenta-se num misto de tradição e modernidade.
Produtores irão retratar a primeira fornada de fogaça para a Festa das Fogaceiras, ao lado do Chef Rúben Silva e um aluno dos cursos de cozinha da Escola de Secundária de Santa Maria da Feira.
XXII Capítulo da Confraria Fogaça da Feira
A Confraria da Fogaça da Feira, fará uma celebração onde se entronizam novos confrades e se renova o compromisso da salvaguarda e valorização da genuína Fogaça da Feira, no dia 13 de Janeiro.
Os novos membros entronizados passam a integrar um grupo consolidado e persistente, que nas últimas duas décadas tem desenvolvido um relevante trabalho de preservação e promoção do ex-líbris gastronómico de Santa Maria da Feira, que é também o símbolo votivo da Festa das Fogaceiras.