in

Receita de Aspargos Grelhados para acompanhamentos

Receita de Aspargos Grelhados para acompanhamentos
Bernardino Receitas / Aspargos Grelhados

Espargos ou Aspargos é uma planta muito utilizada na culinária mundial, nativa das costas ocidentais da Europa, norte da Espanha, Irlanda, Inglaterra, e noroeste da Alemanha, sua cultura generalizou-se e expandiu-se por quase todo o mundo, e por isso pode ser consumida o ano todo.

A planta selvagem era utilizada pelos gregos como medicamento que tratava desde problemas cardíacos à dor de dente, eles também acreditavam que os Aspargos eram afrodisíacos, e por isso usavam para curar os males do amor.

Na Roma Antiga, os Aspargos eram chamados de “legume de deus”, este povo conseguiu domesticar a planta, que a utilizavam tanto como medicamento, quanto como iguaria gastronómica.

Hoje este vegetal é altamente valorizado nas culinárias modernas e é considerado “comida de luxo”, pois mesmo nas regiões onde há condições propícias para o seu cultivo, o legume é caro. No Brasil, por exemplo, as condições de plantio não são adequadas, por isso, a produção nacional é pequena, logo, o consumo do vegetal não popularizou-se no País, por conta deste fator e do preço, não é um alimento muito comum na mesa do brasileiro.

Para além do seu sabor, e os ingleses estão dentre os mais saborosos por possuírem talos finos, os Aspargos são muito nutritivos, contêm vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), minerais como o Cálcio, Ferro e Fósforo, são excelentes fontes de glutationa, um antioxidante com forte actividade anticancerígena, auxilia na digestão e têm ação diurética e sedativa. São ótimos para quem está de dieta e quer controlar a ingestão de gordura, pois é pouco calórico .

Os Aspargos podem ser servidos como entrada, aliás, temos uma receita deliciosa de entrada no nosso site com o nome de Aspargos com Bacon, bem como, é um ótimo acompanhamento para pratos principais.

Por todos esses benefícios e por gostar muito do vegetal, preparei esta receita de Aspargos Grelhados para acompanhamentos, indicado para acompanhar carnes, peixes e aves, que leva apenas alguns minutos para ficarem prontos.

E a minha dica de hoje é com salmão grelhado que fica delicioso porque os sabores combinam-se. Experimente também.

Ingredientes dos Aspargos Grelhados

  • 200g de Aspargos
  •  Azeite ± 30ml 
  •  Pimenta a gosto 
  •  1 Colher de chá de sal grosso

Preparação dos Aspargos Grelhados

  1. Comece lavando os aspargos e deixe-os escorrer.
  2. Verifique se os talos estão verdes, se não estiverem, corte as partes mais claras e duras do legume até a altura em que estiver verde.
  3. Numa assadeira ao lume adicione um fio de azeite, coloque em seguida os aspargos, adicione o sal, e a pimenta.
  4. Deixe-os a grelhar entre 4 a 5 minutos, mas sempre virando para não queimar o legume.
  5. Passando-se o tempo acima, desligue o lume e sirva os aspargos como acompanhamento do seu prato principal.
  6. Espero que goste e bom apetite.

Faça e sirva estes espargos com a receita que mais gosta. Espero que agrade o paladar de todos que se dispuserem a preparar esta receita, assim como agrada cá em casa. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Fricassê de Pleurotus

Receita de Fricassê de Pleurotus

Receita de Aletria de fatia super fácil e prática

Receita de Aletria de fatia super fácil e prática