O plano A era uma linda tarte de abacaxi, mas nem sempre sai como planeado, pois não?
Tudo começou com um abacaxi extremamente maduro que ameaçava não esperar mais nenhum dia. Resolvi espremê-lo na centrifugadora para beber o sumo, mas quando vi a quantidade que rendeu decidi fazer uma sobremesa.
Ocorreu-me fazer um creme para rechear uma tarte merengada, semelhante à tarte de limão. E isso correu bem, já que o creme ficou delicioso! No entanto, notei que ficou um pouco mais fino que o creme de limão, mas levei-o ao frigorífico e achei que ao arrefecer ficaria mais consistente.
No dia seguinte preparei e levei ao forno a bolacha/base da tarte, porque era isso que eu achava que ia sair dali. E, entretanto, fiz o merengue suíço para montar a dita.
É agora que entra o plano B! Retirei o creme do frigorífico e percebi que continuava mais fino do que eu queria para rechear a tarte. Parti a bolacha/base e fiz camadas com ela e o creme de abacaxi em taças, que cobri com o merengue. Não era o que queria, mas nem por isso ficou pior!
Ingredientes de Creme de Abacaxi com bolacha e merengue suíço
Bolacha/massa (sablée):
- 1 e 3/4 chávena (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga fria em cubos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
Creme de abacaxi:
- 8 gemas
- 1 chávena (chá) de açúcar
- 1/2 chávena de sumo de abacaxi (usei a centrifugadora)
- 100 g de manteiga fria em cubos
Merengue suíço:
- 3 claras
- 1 chávena (chá) de açúcar
Preparação de Creme de Abacaxi com bolacha e merengue suíço
Bolacha
- Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga fria em cubos e misture até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e macia.
- Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco. Embale com película e leve ao frigorífico por, no mínimo, 30 minutos.
- Ao fim deste tempo (ou quando for utilizar) retire a massa do frigorífico e estenda-a com o rolo da massa. Forre uma forma de tarte com a massa (não precisa de untar), pique o fundo com um garfo e leve-a ao frigorífico enquanto pré-aquece o forno a 180ºC.
- Retire-a do frio, tape com papel vegetal e encha o fundo da forma com feijões.
- Leve a massa a cozer cerca de 15 minutos tapada e mais 10 minutos destapada (sem o feijão).
Creme
- Sobre uma caçarola, peneire as gemas, junte o açúcar e misture bem com um batedor de arames para dissolver. Adicione o sumo de abacaxi e mexa.
- Leve a caçarola ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos até engrossar levemente. Retire do fogão.
- Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo rapidamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.
- Deite numa taça e cubra com película, em contacto com o creme. Deixe amornar e leve ao frigorífico por pelo menos 20 minutos antes de montar a tarte (se preferir, prepare o creme no dia anterior).
Merengue
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria.
- Numa tigela de vidro refractário coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos, até ficar um creme liso.
- Transfira-o para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante.
- Esmague, grosseiramente, a bolacha (base) e faça camadas alternadas com o creme dentro de taças.
- Distribua o merengue pela superfície das mesmas e leve ao forno, no grill, para tostar um pouco (ou use maçarico).
Não era suposto ser esta sobremesa, mas nem por isso ficou pior. Faça aí em casa e experimente.