Hoje em dia as Rabanadas são também conhecidas como fatias douradas ou fatias de parida, e fazem-se habitualmente no Natal, sobretudo nas casas de famílias nortenhas. Porém nada vos impede de as fazerem sempre que vos apetecer!
Além de fritas, as rabanadas podem ser cozidas em calda de açúcar, ou até feitas no forno, que é uma opção mais recente e saudável deste esplêndido doce natalício. Além de ser polvilhadas com açúcar e canela, podem ser também regadas com uma calda de açúcar aromatizada ou até mesmo Mel. O pão podem utilizar o que mais gostarem, ou o que for mais típico da vossa região.
A primeira receita conhecida que podemos entender como uma receita de rabanadas é descrita no livro de cozinha de Apício, onde sugere embeber pedaços de pão em leite e ovos batidos, fritar e cobrir de seguida com mel. Ao que parece, os romanos espalharam as rabanadas por toda a parte, existem na Europa desde sempre!
Mas atualmente pode ser encontrada um pouco por todo o Mundo, sendo que a ideia é dar bom uso a bocados de pão sobrantes, e talvez venha daí a associação deste doce à pobreza.
Os Franceses chamam-lhe Pain Perdu, e os Ingleses French Toast, já em Espanha são as Torrijas e na Alemanha Arme Ritter.
Ingredientes das Rabanadas
- 1 Lt de Leite;
- 100g de Açúcar;
- 3 Uni de Paus de Canela;
- Raspa de Limão;
- Pão de Rabanadas ou outro de sua preferência;
- 4 Uni de Ovos;
- Q.b. Óleo para fritar;
- Q.b. Açúcar + Canela para polvilhar.
Preparação das Rabanadas
tem todos os passos desta deliciosa sobremesa no meu vídeo, veja:
Ficou com água na boca?
Corra para a cozinha, siga os passos da receita e coloque em prática as suas rabanadas a tempo do Natal. Vai ver que são deliciosas e muito difíceis de resistir.
Bom apetite!