Receita do Semifrio de Laranja

Olá a todos! Sou a Ana e hoje vou-lhe dar a recita do Semifrio de Laranja. Esta sobremesa é dedicada à minha irmã Rosa que me deu esta receita e ela faz sempre que há alguma festa na casa dela! Não é um doce tradicional nem o associo à minha infância, mas não há duvida que sempre que o saboreio traz-me boas recordações.

Esta sobremesa, só com o sabor leva-me a momentos festivos e felizes onde estávamos todos à volta da mesa junto a familiares ou de amigos. Faça com amor, coma com prazer.

Publicidade

Ingredientes do Semifrio de Laranja

Base:

  • 200 g de bolacha de aveia (pode ser outra);
  • 50 g de manteiga;
  • 1 colher de café, de café solúvel (opcional).

Creme:

  • 2 saquetas de gelatina;
  • 1/4 de água que pede na receita para fazer a gelatina;
  • 120 g de açúcar em pó;
  • 250 de queijo mascarpone;
  • 300 ml de natas;
  • 300 g de creme azedo.

Cobertura:

  • 1 ou 2 laranjas aos gomos sem pele:
  • 1 colher de vinho do porto (ou outro licor);
  • 1 colher de açúcar.
Publicidade

Preparação do Semifrio de Laranja

  1. Processe as bolachas com a manteiga e o café solúvel e cubra o fundo de uma formas de fundo amovível (24cm). Leve ao frigorifico ate` acabar o resto da receita.
  2. Prepare a gelatina com 1/4 de agua que pede na receita, por exemplo se a receita pede 500 ml de agua coloque apenas 125 ml. Não se esqueça que estamos a usar 2 saquetas. Reserve para arrefecer um pouco.
  3. Bata as natas com metade do açúcar ate ficar chantilly.
  4. Noutra taça coloque o mascarpone e o creme azedo com o restante açúcar, bata com a batedeira. A esta misture adicione a gelatina morna e continue a bater ate dissolver tudo. por fim adicione o chantilly e envolva tudo.
  5. Coloque tudo na forma que forrou com a base de bolacha e deve ao frigorifico por 5 horas.
  6. Num tacho coloque os gomos da maca, o vinho do porto e o açúcar e ferva tudo ate ficar uma calda. Reserve.
  7. Depois de desenformar coloque a calda de laranja por cima do semifrio.

Como fazer o creme azedo?

  1. Misture num frasco ou numa taca 250 ml de natas frescas e 50 ml de leite gordo com 2 colheres de sopa de vinagre branco ou sumo de limão.
  2. Mexa e deixe ficar de um dia para o outro coberto com um pano.
  3. Ficara com a consistência de iogurte e é isso que se pretende.

E agora já tem toda a informação para fazer este delicioso semifrio, se não quiser usar laranja pode fazer com morangos, pêssegos, mirtilos, a fruta que mais gostar, fica sempre bem! Faça esta sobremesa e depois conte-me como correu, espero que goste. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 3.7 / 5. Votos: 3

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita!

Publicidade
With Love Ana Figueiras
With Love Ana Figueiras
Olá, eu sou a Ana Figueiras sou casada e tenho 4 filhos. Em 2011 emigrámos para a Inglaterra, e como eu queria que os meus filhos não perdessem os sabores de Portugal comecei a fazer doces tradicionais. Mas depressa a notícia se espalhou pela comunidade portuguesa residente à minha volta e quando me apercebi não tinha mãos a medir com as encomendas. Durante o lockdown (confinamento) e a pedido das minhas amigas fazia diretos no Facebook para lhes ensinar como fazer os bolos. Foi ai que surgiu a ideia do Canal do Youtube WITH LOVE (Com Amor), pois permitia que todas as receitas ficassem gravadas e ao dispor de quem as quisesse ver e rever. O meu Amor pela cozinha vem da alegria de colocar pessoas à volta de uma mesa. Ter família ou amigos à volta duma mesa é uma das minhas maiores alegrias!
ÚLTIMAS RECEITAS
Publicidade
OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS
Publicidade

Conte-nos todas as suas dúvidas, dicas ou sugestões para esta receita!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui