O folar rústico com doce de ovos é uma iguaria tradicionalmente apreciada durante a época da Páscoa em Portugal. Esta delícia gastronómica combina a simplicidade do pão com a indulgência do doce de ovos.
Ingredientes de folar rústico com doce de ovos
Fermento
Massa
- 250g de farinha (T55)
- 50g de açúcar amarelo
- 1 pitada de canela em pó
- Erva-doce q.b.
- 1 colher (chá) de sal fino
- 50ml de leite
- 30g de mel
- 40g de manteiga
- 1 ovo
Doce de ovos
- 160g de açúcar
- 125 ml de água
- 5 gemas de ovo
Preparação de folar rústico com doce de ovos
- Doce de ovos: Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar para fazer uma calda transparente. Deixe-a arrefecer um pouco.
- Entretanto junte numa tigela as gemas (que devem ser coadas), acrescente um pouco da calda e mexa até que estejam bem desfeitas.
- Deite a mistura dos ovos na calda restante, volte a levar o tacho a lume baixo e mexa, sem parar, até formar um creme grosso.
- Deite o creme numa taça de vidro e tape com película (que deve aderir ao creme). Deixe arrefecer.
- Entretanto faça o folar: misture todos os ingredientes do fermento, tape e deixe levedar uns 20 minutos.
- Numa taça coloque os ingredientes secos, misture, abra um buraco no meio e deite o leite, mel, manteiga e ovo. Mexa tudo até envolver.
- Adicione o fermento ao preparado anterior e amasse até uniformizar a massa. (Se necessário, junte um pouco de farinha ou leite, para obter uma massa moldável).
- coloque a massa numa taça, polvihada com farinha, tape-a e deixe levedar até dobrar o volume. (Cerca de 2 horas).
- Deite a massa levedada numa bancada polvilhada com farinha, estique-a, barre com o doce de ovos, dobre as laterais para o centro (no sentido do comprimento) e repita as dobras. (O importante é dobrar de forma a que o recheio fique no interior da massa).
- Deixe repousar, num tabuleiro forrado com papel vegetal, enquanto o forno aquece a 180⁰C e depois coza durante 30 minutos.
NOTA: se não gostar de creme de ovos, pode dispensar e fazer o folar sem ele. Nesse caso, basta formar uma bola (tipo pão), ou dar-lhe a forma que quiser (trança, regueifa, etc.)
Servido à mesa durante as celebrações pascais, o folar rústico com doce de ovos é uma presença garantida em muitos lares portugueses.